Baixada ganha maior centro de diagnóstico por imagem da América Latina

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho inauguraram neste sábado (08/07), o Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, o maior complexo público de exames da América Latina.

Localizado às margens da Via Dutra, com capacidade para realizar até 40 mil diagnósticos por mês, inclusive de alta complexidade, a unidade terá impacto positivo na ampliação do atendimento de saúde em todo o estado.

De acordo com Dr. Luizinho, essa é uma entrega que vai revolucionar o atendimento de saúde pública na Baixada Fluminense, contribuindo para salvar muitas vidas com diagnósticos mais rápidos e precisos de doenças.

“É um sonho dos moradores que há muitos anos se deslocam para a capital ou precisam pagar por exames na rede particular. O diferencial desta nova unidade é que os pacientes terão tudo num só lugar. As mulheres com nódulos suspeitos na mama, por exemplo, poderão realizar a biópsia no mesmo dia em que fizerem a mamografia. Isso evitará que tenham que agendar um novo exame para terem o diagnóstico precoce de que tanto precisam para iniciar o tratamento”, explica o secretário.

Durante a cerimônia, Dr. Luizinho anunciou oficialmente o projeto de implantação do Instituto Estadual do Câncer na Baixada Fluminense, com previsão de ser inaugurado em dois anos.

Além das cidades da Baixada, o Rio Imagem Baixada vau atender os municípios das regiões Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde.Os encaminhamentos serão feitos pelos municípios através do Sistema Estadual de Regulação (SER). Basta o morador procurar o posto de saúde mais próximo. 

A unidade começa a funcionar na segunda-feira (10/07), a partir das 7h, com os seguintes exames já na primeira semana: tomografia computadorizada (crânio, tórax, abdome, pescoço, pelve, seios da face, articulações, membros inferiores e superiores); angiotomografia computadorizada; ressonância magnética; raio X; mamografia; ecocardiografia e eco vascular; ultrassonografias (abdômen total, pélvico, próstata, mama, tireóide).

A previsão é a de atender até 20 mil pessoas nos primeiros meses após abertura e, aos poucos, chegar à capacidade total de 40 mil exames / mês. Cerca de 450 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal administrativo atuarão no novo Cedi. O investimento é de R$ 90 milhões na obra e compra de equipamentos. 

DIVISÃO DE SETORES FACILITA ORIENTAÇÃO DOS PACIENTES

Ala Rosa

– 04 consultórios
– 04 salas de cirurgia completas
– 24 leitos de pós-operatório

Ala Azul 

– 01 sala de ressonância magnética
– 02 salas de tomografias computadorizadas
– 02 raio-x
– 01 sala grande de repouso

Ala Verde

– 10 salas de ultrassonografia, sendo quatro ecos e seis ultras
– 03 salas de mamografia
– 01 sala de biópsia da mama
– 01 sala de densitometria óssea

RIO IMAGEM CENTRO – capacidade hoje é de cerca de 20 mil por mês

Total de procedimentos 

2022 – 207.323 exames

2023 – 113.137 exames – de janeiro até 4 de julho

Total de exames encaminhados da Baixada Fluminense

2022 – 54.142 exames – 26.11% do total

2023 – 28.649 exames – 25,32% do total – de janeiro até 4 de julho

SERVIÇO RIO IMAGEM BAIXADA

Horário: Todos os dias, das 7h às 19h

Endereço: Avenida Esplanada, 483, Viga, Nova Iguaçu.

Ponto de referência: à beira da Rodovia Presidente Dutra

Fotos: Thiago Loureiro

2 comentários sobre “Baixada ganha maior centro de diagnóstico por imagem da América Latina

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.