Diocese de Nova Iguaçu em festa

Nesse mês de fevereiro não é só o carnaval, festa popular muito esperada no Brasil, que está deixando algumas pessoas ansiosas. Católicos de toda a Baixada Fluminense estão em contagem regressiva para o retorno das atividades pastorais de um dos padres mais admirados da Diocese de Nova Iguaçu. Amado por fiéis de todas as idades, Padre Davenir Andrade retornou depois de quatro anos de seu trabalho missionário realizado na Amazônia, na Diocese de Óbidos, no Pará.

Sua última paróquia na Diocese foi a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, onde ficou por 11 anos. De todo seu trabalho nessa Comunidade, os pontos que mais se destacaram foram a acolhida a juventude, que pouco participava na igreja até então, e seu jeito único de acolher todas as denominações religiosas, principalmente durante a festa de São Jorge, santo muito popular nas religiões afro-brasileiras.

Agora Padre Davenir será o pároco da Paróquia Sagrada Família, na Posse, em Nova Iguaçu. Mas os fiéis que participarão de suas celebrações não se resumirão aos moradores daquela área, já que muitos católicos de Mesquita, Belford Roxo e outros bairros de Nova Iguaçu não abrem mão de ouvir sua homilia dominical. Para Dona Ilda Madureira, moradora do bairro Cerâmica, será uma bênção ter o pároco pregando bem pertinho de sua casa, como ela mesmo contou: “Sempre que podia ia ao centro de Nova Iguaçu para acompanhar suas missas, mas, por conta da idade, nem sempre era fácil. Agora ele estará a poucos metros da minha casa, e isso é uma benção”.

E a ansiedade não fica apenas por conta dos fiéis. O próprio padre também está contando os minutos para “voltar a trabalhar em casa”. Em um bate papo com a equipe do ZM Notícias, Padre Davenir se mostrou muito agradecido ao bispo Dom Luciano Bergamin, bispo da Diocese de Nova Iguaçu na época em que ele foi para a Amazônia. Segundo ele, Dom Luciano, além de permitir sua partida, também o apoiou muito nesse momento especial de seu ministério. Ele contou que voltou para casa transformado pelas experiências vividas em Óbidos, principalmente pelo contato com as comunidades ribeirinhas e quilombolas. E agora seu coração se enche ainda mais de alegria, pela confiança que Dom Gilson nele deposita lhe entregando a paróquia da Posse para servir a Deus e a Seu povo. “Vou com alegria e disposição para a missão”, diz Padre Davenir. E completa: “Da querida e amada Amazônia para a já querida e amada Sagrada Família da Posse”.

A missa que marcará o início oficial de seus trabalhos acontecerá neste domingo (16), às 7h. Fiéis de Nova Iguaçu se organizaram para não perder a celebração e festejar a volta do padre para a Diocese. Um ônibus será disponibilizado para levar, de graça, quem não tiver condução ou ainda quem não quiser se preocupar com estacionamento no local. Ele sairá as 6h do Posto Madureira 1, próximo a passarela Caracol, em Nova Iguaçu.

E com certeza a igreja será pequena para tantos fiéis, já que Padre Davenir faz muitos amigos por onde passa e espalha o amor e respeito aos irmãos, assim como Jesus ensinou.

A Paróquia Sagrada Família fica na Rua Raimundo Brito de Oliveira, 216 – Posse – Nova Iguaçu. Telefone 3102-0580.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.