Dominar Matemática, Inglês e Redação é um trunfo  para conquistar a aprovação no Colégio Naval

As provas do Colégio Naval estão marcadas para 20 e 21 de maio (sábado e domingo, respectivamente). No primeiro dia, os candidatos fazem questões de matemática e de inglês (20 questões cada). No segundo dia, os candidatos têm provas de português (20 questões), estudos sociais (12 questões) e ciências (18 questões), além de uma redação. A avaliação de matemática possui questões com elevado grau de dificuldade. Em geral, as questões mais difíceis abordam teoria dos números ou geometria plana. A ementa de estudos sociais contempla apenas a história do Brasil, não sendo abordada a história geral. A redação precisa ter entre 20 e 30 linhas. Os temas costumam envolver atualidades e avaliam a capacidade de expressão textual do aluno.

A Marinha disponibilizou 131 vagas (ampla concorrência – sexo masculino: 95 e sexo feminino: 10; vagas reservadas para candidatos negros – sexo masculino: 24 e sexo feminino: 2).

“Para alcançar a aprovação no Colégio Naval, o candidato deve ficar atento em alguns pontos. É importante lembrar que todas as áreas são relevantes e devem ser estudadas. No entanto, é comum que os candidatos tenham mais facilidade em algumas matérias e, portanto, possam dedicar mais tempo e atenção a elas. Chamamos atenção para matemática, inglês e redação. Ter o domínio dessas três provas deixa o aluno em vantagem”, diz o gerente do segmento militar do Elite Rede de Ensino, Judson Lima.

Equilibrar o estudo entre as disciplinas é primordial no concurso da EPCAr

Em breve, a Força Área Brasileira divulgará o edital do concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr). Portanto, é hora de os candidatos intensificarem os estudos. A prova escrita será composta de 48 questões objetivas das disciplinas de língua portuguesa, matemática e língua inglesa. As perguntas de matemática costumam ser bastante exigentes, com questões em que o candidato deve classificar quatro ou mais afirmativas em verdadeiro ou falso. Sendo assim, diversos tópicos podem ser abordados em uma única questão.

Nas provas de língua portuguesa e de língua inglesa constam questões de interpretação textual e de gramática, além de conhecimento de vocabulário. A redação deve demonstrar a capacidade de expressão textual e de senso crítico do candidato. Os temas costumam abordar atualidades e problemas sociais.

 “Para alcançar a aprovação na EPCAr, o candidato deve equilibrar seus estudos entre as três disciplinas, dando atenção ao inglês, já que todas têm o mesmo peso no cálculo da média final. Sugere-se que o aluno faça pelo menos uma redação por semana a fim de desenvolver a habilidade de produção textual”, afirma Lima.  

Por fim, recomenda-se a resolução das provas anteriores, principalmente dos últimos cinco anos, com a marcação do tempo. Isso porque as provas passadas da EPCAr possuem muita semelhança entre si, e resolvê-las é uma excelente simulação do concurso.  Dessa forma, o candidato pode identificar em quais tópicos ainda têm dificuldades e desenvolver a rapidez de raciocínio. 

Com o objetivo de preparar os estudantes para os concursos do Colégio Naval e da EPCAr, o Elite idealizou o “Projetão Militar”, que terá aulas de 25/3 a 1/7. Alunos internos e externos podem participar. O Projetão contemplará revisão de conteúdo, resolução de questões e aulas com professores especialistas.

Os estudantes terão uma revisão geral das disciplinas: português, inglês, redação, matemática (presencialmente); e história, geografia, física, química e biologia (virtualmente). Além disso, o aluno poderá praticar sua técnica em redação com duas propostas corrigidas por uma banca especializada.

A inscrição poderá ser realizada diretamente na secretaria do Elite mais próximo. Mais informações: Projetão Militar ou pela central de atendimento (0800 031 0306).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.