Duque de Caxias inicia Agosto Dourado com doações de itens de armazenamento de leite materno

O Dia Mundial da Amamentação (01/08) dá a partida às ações de conscientização e esclarecimento que marcam o Mês do Aleitamento Materno, conhecido como Agosto Dourado. Uma dessas ações em Duque de Caxias foi a entrega de potes de vidro ao Banco de Leite Humano Enfermeira Margareth Magalhães Costa e Silva, localizado no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), também conhecido como Hospital de Saracuruna. Os potes foram arrecadados na campanha “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”, organizada pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CAISAN-DC).

A campanha é uma ação de educação alimentar e nutricional prevista no 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias. Os potes a serem usados para armazenamento de leite materno foram recolhidos em postos de arrecadação localizados em unidades da FUNDEC e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. De acordo com Isabel Ferreira, coordenadora do Banco de Leite, campanhas como essa são essenciais. “O leite materno deve ser armazenado em potes de vidro com tampas de plástico, pois estes não alteram sua composição química, ao contrário daqueles que são de plástico ou que têm tampa metálica. E estas são embalagens mais difíceis de encontrar em produtos à venda hoje em dia”, informou.

Isabel também falou sobre a necessidade de mães que estão amamentando seus bebês, doarem seu excedente para os bancos de leite. “O leite materno é imprescindível para que os bebês se desenvolvam com saúde, ganhem peso com rapidez e se protejam de infecções. Sempre existe uma necessidade muito grande da doação desse leite, que no banco será pasteurizado e distribuído para as crianças prematuras que estejam em UTI Neonatal e cujas mães ainda não tem boa produção. As doações podem ser feitas aqui no banco de leite, numa sala específica para a retirada dele, ou pelo serviço domiciliar que possuímos. Uma enfermeira vai à casa da doadora, deixando todo o material necessário para a coleta e dando a ela todas as orientações para recolher e armazenar o leite. Depois passamos uma vez por semana para recolhê-lo. Além disso, temos as portas abertas para tirar dúvidas e auxiliar todas as mamães que estiverem com dificuldades para amamentar”, esclareceu.

 O Banco de Leite Humano funciona 24 horas por dia, inclusive nos feriados e fins de semana. É um serviço responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da execução de atividades de coleta da produção láctea humana. Também cuida da seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição gratuita do leite materno doado, sendo proibida a comercialização destes produtos que distribui. O Banco de Leite está localizado no HMAPN na Rod. Washington Luiz 109, BR-040, s/nº – Jardim Primavera – Duque de Caxias.

Fotos: Camille Lopes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.