Elevatória do Lameirão volta a operar com 100% da capacidade

A Cedae colocou em operação nesta segunda-feira (21) o motor da Elevatória do Lameirão. Com isso, a unidade já voltou a operar com 100% de sua capacidade. O sistema de abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro e de Nilópolis está sendo normalizado, podendo levar até 48 horas para ser restabelecido.   

Cerca de 25 empregados da companhia participaram da operação. O motor de 35 toneladas foi instalado na galeria de bombas da elevatória, localizada a 64 metros de profundidade. A unidade tem a função de bombear água a uma altura de até 120 metros (equivalente a um prédio de 44 andares), criando a pressão necessária para iniciar o processo de distribuição para o Rio de Janeiro e Nilópolis.

“Assim que o motor chegou à unidade, na última sexta-feira (18), colocamos equipes trabalhando durante o fim de semana para que pudéssemos reduzir o prazo e voltar a operar com toda a capacidade da elevatória”, afirmou o presidente da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira.

Redução das contas

Para compensar os impactos causados à população, a Cedae vai reduzir em 25% as contas dos clientes afetados diretamente pela diminuição do fornecimento de água. A revisão da cobrança será automática, sem necessidade de solicitação por parte do cliente. Além disso, outras revisões serão feitas. Mais detalhes serão divulgados no site da Cedae a partir desta terça-feira (22).

Ações para minimizar o impacto

Durante o período de reparo, a companhia adotou uma série de ações para minimizar os impactos do serviço na Elevatória do Lameirão: realização de manobras diárias na rede de abastecimento para evitar o desabastecimento prolongado; publicação diária no site da Cedae dos locais onde poderia haver desabastecimento; ampliação da frota de caminhões-pipa; e formalização de Comitê de Crise para acompanhamento das ações.

Além disso, a Cedae disponibilizou um canal de atendimento aos clientes da companhia para solicitar abastecimento por carro-pipa através do telefone 0800 282 1195.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.