Enel Distribuição Rio realiza operação ‘Energia Legal’ em Angra dos Reis

A Enel Distribuição Rio realiza até sábado (10), exceto na sexta-feira (9), a operação Energia Legal em Angra dos Reis. O projeto tem o objetivo de combater as fraudes e os furtos de energia e conscientizar a população dos riscos e prejuízos desta prática. Para isso, a companhia reúne uma força-tarefa com equipes de inspeção, em parceria com a Polícia Civil, para fiscalizar e retirar as ligações clandestinas. Adicionalmente, a distribuidora leva uma série de serviços para os seus clientes, como a troca de geladeiras para os clientes do município, uma unidade móvel de atendimento, negociação de dívidas, a realização de troca gratuita de lâmpadas, além de orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.

Até hoje, nas 33 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 14.762 clientes, sendo 13.616 residências e 1.146 comércios nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica, além de colocar em risco toda a população. Estima-se que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Clientes que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.