Exercício de desocupação da Defesa Civil mobiliza moradores de Xerém

Moradores de áreas de risco de Xerém, no quarto distrito de Duque de Caxias, participaram, no último sábado (26), do exercício de desocupação e teste de sirenes, realizados pela Defesa Civil estadual e municipal. O treinamento mobilizou centenas de agentes públicos e voluntários da Rede Bravo e do Processo Apell em comunidades com riscos de enchentes e deslizamentos. Após o acionamento das cinco sirenes, às 9h30, moradores foram orientados a procurar locais seguros de suas comunidades e os pontos de apoio.

Foram mobilizados, no exercício, cerca de 500 agentes públicos e voluntários, que atuaram na orientação de moradores e no cadastramentos das famílias afetadas que buscaram os pontos de apoio. A base de operações (sala de crise), coordenada pela defesa civil estadual, foi montada na Praça da Mantiquira. O secretário municipal de Obras e Defesa Civil João Carlos Grilo, o superintendente de Defesa Civil, André Xavier, e demais autoridades também participaram do evento.

Eles acompanharam toda mobilização e deslocamento dos moradores para Escola Municipal Dr. Ely Combat, Igreja Metodista Wesleyana Central de Xerém, Escola Municipal Embaixador Oswaldo Aranha, Igreja Batista Betel e a Igreja Católica Santo Antônio. As sirenes do sistema de alerta e alarme comunitário para chuvas fortes de Xerém estão instaladas na Rua Piauí, Estrada do Garrão, Estrada de Xerém, Estrada da Pocilga e das comunidades Santo Antônio/Barreiros.

O município de Duque de Caxias conta com 18 sirenes de alerta instaladas nos quatro distritos. Os moradores são treinados para situações de emergência. Em casos de enchentes e riscos de deslizamentos, os mesmos devem procurar um local seguro ou os pontos de apoio, localizados em igrejas, associações de moradores e escolas e ligar imediatamente para os telefones 199 e 08000230199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil também emite alertas por SMS.

Fotos Divulgação/Defesa Civil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.