Força-tarefa para melhorar o abastecimento em Nova Iguaçu

Cerca de 100 profissionais envolvidos, mais de uma tonelada em equipamentos e semanas de trabalho. A Águas do Rio montou uma verdadeira força-tarefa, em Nova Iguaçu, para a implantação da nova Elevatória de Água Tratada, denominada Booster Brasília, sistema que vai melhorar o abastecimento de água para 80 mil moradores dos bairros da Luz, Califórnia, Centro, Chacrinha, K11, Moquetá e Santa Eugênia.

Com a nova estrutura, que está em fase de teste, a vazão de água para as áreas beneficiadas será de 222 litros por segundo, melhorando o fluxo, inclusive para as regiões altas, como o bairro K11. Além de dezenas de profissionais, que se revezaram, inclusive em plantões noturnos, a operação incluiu um conjunto de peças e equipamentos hidráulicos de grande porte, que após montados, pesavam mais de 1,3 tonelada.

Segundo o gerente de operações, Leonardo Canto, na primeira fase do projeto, o sistema vai operar com uma bomba e, em junho, outras duas bombas devem ser instaladas para reforçar ainda mais o abastecimento na região do Centro.

“A instalação do Booster Brasília era um grande desafio para nossa equipe, calculamos todos os passos, realizamos diversas reuniões e agora o sistema está em fase de testes. Além deste equipamento, temos outras quatro estações elevatórias que já estão instaladas e entrarão em atividade nos bairros Danon, Iolanda, Carlos Sampaio e K11, ampliando a oferta de água para moradores e comerciantes da região, especialmente neste período, que é o mais quente do ano”, explicou o especialista.

Transformação no saneamento básico de Nova Iguaçu

Desde que assumiu a concessão, em novembro de 2021, a Águas do Rio já levou melhorias para cerca de mais de 150 mil moradores, com as novas obras, este número chegará a 252 mil pessoas beneficiadas com água regular nas torneiras de casa.

Dentre as realizações destacam-se as obras nos reservatórios Cabuçu Alto e Baixo, que passaram a ter capacidade de armazenar 10 milhões de litros levando benefícios para cerca de 100 mil moradores, além das obras do reservatório de Austin, que tem capacidade para armazenar 5 milhões de litros.  Em Vila de Cava, a interligação de novas redes de água passou a atender mais de 24 mil pessoas, e a empresa trabalhou na ampliação do abastecimento com padronização de hidrômetros em diversos bairros da cidade. Para evitar o desperdício, a concessionária também investiu recursos no combate às perdas. Cerca de 384 km de rede foram mapeados à procura de vazamentos não visíveis.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.