Galeria de Artes Fenig apresenta a exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Galeria de Artes Fenig reuniu quatro mulheres, que já apresentaram exposições no espaço, para celebrar o Dia Internacional da Mulher com uma exposição que estará aberta até o dia 26 de abril. Em “Quatro mulheres. Quatro visões diferentes”, as obras de Elenira Silva, Ane Alves, Elisangela Sampaio e Solange Maria de Souza exibem alguns dos maiores talentos das artes visuais que produzem arte de qualidade na Baixada Fluminense e levam suas obras para além do nosso território com sucesso notável. Nesta quinta-feira (7), obras das artistas, que retrataram com delicadeza o universo feminino em suas mais variadas grandezas, estarão na Galeria de Artes Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, órgão da Prefeitura Municipal, na rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu. A exposição estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. A entrada é gratuita. O apoio é da Secretaria Municipal de Cultura.

“A minha arte busca suscitar no coração e no olhar das pessoas uma reflexão para a vida”, contou a professora Elenira Silva, que apresentou a exposição “Alma ancestral feminina”, no ano passado na galeria. Ela destacou a ancestralidade como elemento fundamental da sua arte. “Mulheres que na travessia do Atlântico, na embarcação da escravização, protegeram no ventre,  grandes e belas virtudes, que são o amor próprio e a resistência, porque na sua lida diária essas mulheres negras se fortaleceram com muita luz”, destacou Elenira.

A mineira de coração iguaçuano Elisangela Sampaio apresentou sua exposição “Caminhos pós-pandemia – o abstracionismo contemporâneo”, em 2021, na Galeria Fenig. Com todos os cuidados sanitários, a mostra já refletia o momento histórico da pandemia e a necessidade de fazer arte como um mecanismo de fortalecimento da humanidade. “Sou uma artista mineira, mas apenas nasci lá, meu coração é iguaçuano. Eu vim muito cedo para Nova Iguaçu. Fui criada em meio aos crochês, costuras e bordados da minha mãe, peças de estética diferenciada. Eu sou uma verdadeira artesã. E hoje eu defino a minha arte como pedacinhos de delicadeza da minha memória afetiva. O meu objetivo é criar conexões,  encantar as pessoas e criar relevância nesse universo das artesãs. Eu utilizo esses materiais do artesanato na arte. Dedico meu trabalho às artesãs e à minha mãe que foi uma grande mulher”, afirmou Elisangela.

A artista visual, arteterapeuta e produtora cultural Ane Alves é moradora de Nova Iguaçu e carrega uma herança-memória autobiográfica nas suas obras. “Minha obra traz à tona as discussões sobre a identidade simbólica, o estigma da mulher e a sujeição de seus corpos, fazendo emergir questões de gênero e raça. A natureza se faz presente em todas as obras, levando à percepção de uma sabedoria ancestral e evocam novos olhares sobre os corpos femininos”, destaca Ane, que expôs na Galeria Fenig em três momentos: em 2020, a mostra Beleza Negra; em 2021, Mulheres no Mundo; e em 2023, Retrospecto Feminino.

Carioca e moradora de Nova Iguaçu, Solange Maria de Souza, é graduada em Psicologia pela UFF e tem a arte como um elemento de grande importância na vida. “Ao ver um vídeo da colega Ane Alves, onde ela incentivava as pessoas a pintarem sobre papelão, eu me animei. Como não sei pintar e desenhar de forma acadêmica resolvi cortar figuras e colá-las sobre o papelão. Ao postar o trabalho nas redes sociais, recebi muitos elogios. Hoje, tenho um acervo de mais de trinta trabalhos e comecei a agregar outros materiais e técnicas, como tinta acrílica, tecidos e bordados. Em minhas colagens a figura feminina é central”, conta Solange Maria de Souza que apresentou a exposição “Colares de Sol”, em 2021, na Galeria Fenig.

Criada em 2019, a Galeria de Artes Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e através da Prefeitura de Nova Iguaçu, recebe artistas visuais dos mais diferentes estilos, prestigiando a produção local e a divulgação dos trabalhos de veteranos e jovens talentos das artes. Todas as exposições têm entrada gratuita.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.