Galeria de Artes Fenig recebe exposição ‘As Curvas da Humanidade’

Técnico em eletrônica e informática, porteiro e artesão, Osny Ramos ingressou numa nova habilidade.  Admirador das artes plásticas, ele começou a pintar suas telas após receber de presente de aniversário da filha, um kit de pintura. A partir daí, as telas ganharam cores e formas ousadas e muita inspiração que a partir da próxima terça-feira (22), estará em exposição na Galeria de Artes Fenig, na rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu . A temática central de “As Curvas da Humanidade” é a liberdade e o movimento racial. Nas palavras do artista é “uma demonstração do Ubuntu africano, que significa ‘sou o que sou, porque somos todos nós'”.

Morador do bairro Moquetá, em Nova Iguaçu, nascido e criado na cidade, Osny trabalha como porteiro em um hospital e se dedica também ao artesanato estampando sandálias e canecas. Mas a vida levou o iguaçuano a se apaixonar pela pintura através das obras da Casa Museu Carlos Scliar, na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde viveu por 15 anos.  Outro artista da cidade, Reinaldo Caó, frequentador da Casa Scliar, inspirou o novo pintor. “Carlos Scliar disse que minha obra não tinha técnica nenhuma, mas a técnica só se adquire pintando, de preferência pinte todos os dias. Então digo, pinte como se estivesse brincando. Eu gostei muito da pintura do Osny Ramos. Nunca se esqueça de que com as três cores primárias, o vermelho, o amarelo e o azul, e mais o branco, fazemos todas as cores imaginárias. Vá em frente, pinte!”, disse o pintor e professor Reinaldo Caó sobre Osny.

“Ao longo de 15 anos, vivi na cidade de Cabo Frio e fiquei maravilhado com as obras de Carlos Scliar e de Reinaldo Caó. Eu fico extasiado ao contemplar seus trabalhos”, conta Osny, admirador também de Romero Britto.

“Expor em Nova Iguaçu vai além da minha própria imaginação. Nunca fiz aulas de pintura ou desenho. Utilizo apenas o que está dentro de mim para criar as telas. Expor em Nova Iguaçu é mais do que um sonho, é uma realidade nascendo”, finaliza o artista.

Criada em 2019, a Galeria de Artes Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e através da Prefeitura de Nova Iguaçu, recebe artistas visuais dos mais diferentes estilos, prestigiando a produção local e a divulgação dos trabalhos de veteranos e jovens talentos das artes. A galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Todas as exposições têm entrada gratuita. 

2 comentários sobre “Galeria de Artes Fenig recebe exposição ‘As Curvas da Humanidade’

  1. Não tenho palavras pra falar sobre esse talento tão maravilhoso que é o do meu amigo Osny tenho uma admiração muito grande por ele gosto muito de coração dele… uma pessoa inacreditável esforçado, lutador dos seus ideais, temente a Deus vá em frente meu amigo que o espírito santo te conduza a avançar mais e mais obrigado por eu essa oportunidade de te conhecer parabéns parabéns pelo seu trabalho 👏🏻🎈🎈👏🏻🎈👏🏻👏🏻

  2. gostei de te encontrar meu amigo
    Nossa meu amigo Osny quanto tempo que não te vejo e acabei me deparando com a noticia nos jornais da net, quem imaginaria que o técnico de informática que trabalhava na empresa informídia a qual trabalhamos juntos durante 5 anos hoje estaria aqui como Artista plàstico,
    gostei de ver e passei lá na Fenig pra te prestigiar. um grande abraço do se amigo Carlos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.