Governo do Estado conscientiza população sobre trânsito seguro durante o Maio Amarelo

Durante o mês de maio, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Operação Lei Seca e do Detran, realizou diversas ações de conscientização para prevenção de acidentes de trânsito. A campanha Maio Amarelo iniciou o mês iluminando o Cristo Redentor e, nas últimas quatro semanas, fez operações e palestras. A Operação Lei Seca registrou redução de motoristas com sinais de embriaguez.

“A conscientização é essencial para estimular o comportamento responsável no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento importante, que chama a atenção de toda a sociedade para os riscos que uma direção imprudente pode trazer”, disse o governador Cláudio Castro.

A Operação Lei Seca registrou no mês de maio uma redução no número de motoristas abordados com sinais de embriaguez. Os registros de alcoolemia chegaram ao menor número do ano, com um índice de 9,9%. Em maio foram realizadas 275 ações de fiscalização em todo o estado, quando foram abordadas mais de 26 mil pessoas.

“Isso é fruto da combinação fiscalização e educação. Tivemos um aumento da equipe de fiscalização e recebemos mais viaturas para compor o efetivo. Também intensificamos nossas ações de educação, inclusive levando-as para o interior do estado. Seguimos com a missão de salvar vidas, realizando ações em diversas regiões, inibindo motoristas que dirigem sob efeito de álcool”, explicou o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Fábio Pinho.

A Operação Lei Seca ainda realizou ações educativas, conversando com motoristas no pedágio da Linha Amarela, além de palestras conduzidas pela equipe de educação, formada por pessoas com deficiência vítimas de acidentes de trânsito.

Blitzes, fórum e palestras

As ações educativas do Detran percorreram o estado, conscientizando motoristas e pedestres com ações que demonstravam os riscos da direção imprudente, incluindo o uso de tecnologia para mostrar os efeitos do uso de entorpecentes ao volante.

Além das 29 blitzes educativas realizadas pelo órgão, uma das principais ações foi o Fórum de Educação, com a participação de agentes de trânsito de dez municípios. O clássico entre Flamengo e Fluminense também fez parte da campanha, estendendo uma faixa antes da partida. Houve ainda três ações em parceria com outros órgãos, uma ação social e pedagógica em hospital público, 16 fiscalizações em centros de ensino e dez palestras em empresas com o tema Trânsito Seguro.

“É fundamental que a sociedade desperte para a necessidade de ter mais cuidado no trânsito. Este é o objetivo da campanha que concluímos esta semana. É preciso que todos somem esforços para reduzir o número de acidentes e salvar vidas”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.