Justiça, PMERJ e Prefeitura de Mangaratiba concluem reintegração de posse do Parque Estadual Cunhambebe

Em cumprimento a decisão judicial expedida nesta segunda-feira (11/07) pelo Fórum da Comarca de Mangaratiba, oficiais de justiça em conjunto a PMERJ, e apoio da Prefeitura Municipal, concluíram a reintegração de posse da área invadida do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), no Sahy.

A decisão atendeu um pedido da Prefeitura de Mangaratiba que solicitou a retomada da área que havia sido invadida no último dia 13 de maio por um grupo organizado e autointitulado indígena. Cerca de 30 pessoas estavam na ocupação nesta segunda-feira e todas foram removidas da área de proteção do PEC.

Durante a operação foram desmobilizadas barracas, uma cozinha, entre outras edificações construídas irregularmente em área de proteção ambiental. Ainda foram recolhidos armamentos, diversos utensílios, fiações, máquina de lavar, fogão, garrafas, combustíveis, entre outros itens que vinham sendo utilizados pelos invasores.

Durante a ação, que aconteceu de forma pacífica, apenas uma pessoa foi detida por desacato a autoridade policial e um flagrante de crime ambiental registrado. Todos os itens que não puderam ser levados pelos invasores foram acautelados e armazenados em um depósito municipal.

A mobilização reuniu policiais militares, oficiais de justiça, agentes do INEA, das Secretarias de Segurança e Trânsito, Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Pública e Serviços Públicos. O Prefeito Alan Bombeiro também acompanhou o início da ação.

Vale lembrar que durante o processo de reintegração de posse, a justiça validou o posicionamento da FUNAI, que não reconheceu o movimento como indígena. Além disso, a decisão final também considerou a análise de peritos judiciais que evidenciaram os crimes ambientais que estavam cometidos pelos invasores nas áreas protegidas do PEC.

FOTOS Rafael Castilho

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.