Mobilização na Alerj para impedir cancelamentos de planos de saúde de autistas e pessoas com deficiência

A Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) pode realizar audiência pública para cobrar explicações de operadoras de saúde devido a denúncias de cancelamentos de contratos que assistem pessoas com autismo e deficiências.

A mobilização é do deputado estadual Léo Vieira (PL), que solicitou urgência ao presidente da comissão, Fred Pacheco (PMN), ao ver reportagem na qual mães de pacientes relataram apreensão com as operadoras de saúde Unimed-Rio e Assim Saúde, que estão cancelando, unilateralmente, contratos com clientes que possuem dependentes com deficiência. 

No pedido de urgência para a audiência pública, o deputado Léo Vieira destaca que, além da arbitrariedade cometida pelas operadoras Unimed-Rio e Assim Saúde, outras integrantes do sistema de saúde complementar, Amil e Sul América, suspenderam também, de forma unilateral, o reembolso de despesas médicas realizadas com tratamento e terapias destinadas a pessoas com deficiência. 

“Tudo isso ao arrepio da lei e da resolução da Agência Nacional de Saúde, que determina a cobertura e o manejo dos beneficiários portadores de transtorno globais do desenvolvimento, incluindo o autismo. Não podemos deixar essas famílias desassistidas nem permitir interrupção de tratamentos que, em determinados casos, são fundamentais para a vida, e o desenvolvimento de crianças e jovens”, afirma o deputado Léo Vieira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.