Motoristas que usam GNV chegam a economizar mais de 40%

O Rio de Janeiro tem a maior frota a gás do país, com mais de 1,6 milhão de veículos leves convertidos para GNV

O Rio de Janeiro é referência nacional quando o assunto é Gás Natural Veicular (GNV). Ele é hoje o combustível mais competitivo e econômico no estado, quando comparado aos demais. Considerando a média de preços praticados nos postos, quem utiliza GNV pode economizar mais de 40% por mês em relação ao etanol. A economia também pode ser verificada pelo rendimento, uma vez que o GNV roda o dobro comparado ao etanol.

Hoje, a tarifa do GNV está 1,3% menor do que a tarifa em vigor no mesmo período do ano passado. E essa diferença só não é maior em função do fim da vigência da Medida Provisória que zerava as alíquotas de PIS e Cofins incidentes sobre operações com gás natural veicular. De acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL), o preço do GNV na região Sudeste, no primeiro semestre deste ano, obteve uma queda de 13% se comparado ao mesmo período de 2022.

Atualmente, o Rio de Janeiro tem a maior frota a gás do país, com mais de 1,6 milhão de veículos leves convertidos para GNV. São mais de 650 postos de combustível, que permitem que motoristas percorram todo o estado e viajem para outros como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo utilizando apenas esse combustível.​Até o fim do ano, serão mais dez novos postos. E, até o fim de 2027, a Naturgy projeta total de 200 novos. Um investimento estimado em mais de R$ 195 milhões.

Hoje, um carro popular percorre aproximadamente 14 quilômetros com 1 m³ de GNV, 7 quilômetros com 1 litro de etanol e 10 quilômetros com 1 litro de gasolina, ou seja, o GNV é muito mais econômico. E para anular essa economia, o GNV deveria custar o dobro do valor do etanol, tomando como base as unidades de comercialização atual: gasolina e etanol em litros, e GNV em metros cúbicos.

Do ponto de vista ambiental, as vantagens também são relevantes. O GNV é uma fonte de combustível limpa: ele emite, em média, de 20% a 30% menos dióxido de carbono do que a gasolina. E quem opta pelo combustível tem direito a um desconto de 62,5% no IPVA.

E para incentivar a conversão veicular e as vantagens de se usar o GNV, a Naturgy lançará a segunda campanha anual informativa no estado do Rio: “A campanha ajudará o consumidor a calcular a sua economia ao optar pelo GNV e, dessa forma, tomar a melhor decisão.” explica a diretora Comercial da Naturgy Giselia Pontes.

Para auxiliar no cálculo de rendimento e economia com o uso do GNV em metros cúbicos, a Naturgy oferece em seu site um simulador de economia:

Link

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.