Obras de reforma do Conjunto Habitacional Parque Valdariosa avançam em Queimados

As 1500 famílias que vivem no Conjunto Habitacional Parque Valdariosa, em Queimados, Baixada Fluminense, estão terminando o ano de 2022 com novos motivos para sorrir. Com um investimento de quase R$16 milhões de reais, o Governo do Estado está reformando os condomínios I, II e III por meio do Programa Casa da Gente, executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras.

Entre as melhorias incluídas no projeto, estão: a revitalização dos telhados e caixas d’água; pavimentação das vias internas; revitalização dos muros, calçadas e área gourmet; pintura de fachadas, corredores e saguões.

Além disso, as intervenções também incluem a reforma e modernização do campo de futebol do D. Bosco, que ganhará uma arquibancada; academia da terceira idade, parque infantil, espaços de convivência com churrasqueira e arborização.

Construído pelo Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em 2012, o  Conjunto Habitacional Parque Valdariosa é formado por três condomínios (Parque Valdariosa I, II e III) constituídos por 25 edifícios com 20 apartamentos cada.

Para o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, investir na manutenção destes espaços é cuidar da qualidade de vida da população e uma das principais determinações do governador Cláudio Castro. “É sempre muito bom ver essas obras evoluindo em todo o estado. Aqui no Valdariosa, nossas intervenções correm dentro do cronograma da equipe, que vem trabalhando diariamente para entregar todos os blocos recuperados e funcionais à população. O Casa da Gente foi criado para isso: resgatar a autoestima e o orgulho que os moradores têm de seus lares. Essa é uma missão importante que o governador nos deu e que temos prazer em cumprir”, declarou Brandi.

O Casa da Gente

Maior programa habitacional da história do estado, o Casa da Gente prevê a construção de 50 mil unidades habitacionais nos próximos 5 anos. Com investimento de R$ 6,5 bilhões, o programa vai diminuir o déficit habitacional no estado – hoje em torno de 500 mil unidades -, reduzir os gastos com aluguel social, atualmente pago para 6,5 mil famílias, além de reaquecer o setor da construção civil, um dos mais atingidos pela pandemia da Covid-19.

Executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras e suas instituições vinculadas, o programa Casa da Gente inclui ainda assistência técnica e melhorias habitacionais para milhares de famílias que vivem em áreas de vulnerabilidade social, por meio do Projeto Na Régua, e reforma de conjuntos com mais de 10 anos de existência, entre eles o Parque Valdariosa. Atualmente, mais de 60 condomínios estão recebendo obras de reforma pelo Programa.

Fotos: Jefferson Loredo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.