Ônibus Itinerante da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu faz atendimentos na Praça Rui Barbosa

A dona de casa Ana Lúcia Pereira dos Santos Viana, de 52 anos, saiu de casa no bairro de Rancho Fundo para ir ao Calçadão de Nova Iguaçu, na sexta-feira (27), e se deparou com o ônibus itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) oferecendo serviços de saúde à população em alusão à campanha Outubro Rosa. Ela aproveitou para passar por consulta e garantir o agendamento do seu exame de mamografia, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

“O atendimento foi rápido. Agendei mamografia e fiz exames de glicose, hepatite, sífilis e HIV. Serviços como estes facilitam a vida da população”, afirmou Ana Lúcia.

O ônibus itinerante está percorrendo diversos bairros de Nova Iguaçu, levando os serviços de unidades básicas de saúde ou clínicas da família até os moradores. Foram oferecidas consultas médicas, odontológicas, encaminhamento para mamografia, ultrassonografia da mama, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites, além de serviços de beleza, maquiagem, manicure, auriculoterapia e corte de cabelo para mulheres. Na Praça Rui Barbosa foram realizados 1.148 atendimentos. 

“Outubro é o mês de cuidados com a saúde da mulher, principalmente pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Percorremos a cidade levando aos moradores os serviços de saúde e marcação de exames fundamentais para o diagnóstico precoce dessa doença”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Calvancanti.

Mãe do menino Bernardo Tavares Guerra, de 3 anos, a dona de casa Beatriz Tavares, 23, passou pela Praça Rui Barbosa e aproveitou para ser orientada da forma correta da higiene bucal da criança.

“Ele aprendeu que dente não se escova apenas quando acorda e vai dormir, ele acaba criando um hábito de higiene bucal. Essa orientação é importante até para os pais saberem ensinar em casa”, destacou.

A ação continua nos próximos dias e vai até 1° de novembro.

Fotos: Alziro Xavier

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.