Realidade transformada: Água potável na torneira de 12 mil habitantes de Nova Iguaçu

Água tratada saindo da torneira parecia um sonho distante para Maria Francisca dos Santos, de 76 anos. A falta de abastecimento no imóvel, adquirido em 2002, era um dos motivos que levaram a aposentada a pensar em vender a casa. Esta realidade mudou com as obras realizadas pela Águas do Rio, por meio do programa Vem com a Gente, que beneficiou cerca de 12 mil moradores do bairro Jardim Alvorada, em Nova Iguaçu.

“A água aqui sempre foi um tormento. Eu já tinha cogitado mudar de casa e ir para outro bairro. Todo dia era preciso acordar de madrugada para encher os baldes. Gastamos dinheiro instalando bomba e, nem assim, resolveu. A conta chegava, mas a água mesmo, quando vinha, só gotejava. O dinheiro que a gente gastava era absurdo”, contou a moradora.

Para resolver o problema crônico de abastecimento na região, a concessionária realizou a extensão de 1.7 km de redes de água, além de interligações e padronização de hidrômetros para mais de 4 mil residências. “A Águas do Rio chegou aqui e trouxe água com qualidade para a gente. Nossa realidade agora é muito diferente, tem água para cozinhar, tomar banho e lavar roupa. Chega de sufoco”, comemorou Maria Francisca.

Para o diretor executivo da concessionária, Felipe Esteves, a história de dona Maria Francisca é um exemplo que se repete na Baixada Fluminense, região que sofre historicamente com graves problemas de abastecimento.

 “Ainda há muito a ser feito na região, mas sabemos que nosso trabalho tem impactado positivamente a vida de milhões de pessoas na Baixada. Nossas equipes estão nas ruas, realizando intervenções e ouvindo a população, empenhados em buscar soluções para cada caso encontrado. A população conta com a Águas do Rio e é isso que nos move a fazer o melhor”, afirmou o diretor que atua na Baixada Fluminense.

Relacionamento duradouro com os moradores

Além de levar água todos os dias para a população, as equipes do programa Vem Com a Gente estão nas ruas construindo um relacionamento duradouro com os moradores. O objetivo do programa é facilitar a rotina dos clientes, realizando o atendimento itinerante, complementando o serviço oferecido nas lojas comerciais da concessionária e agilizando as melhorias no sistema de água.

“Sempre que chegam aos bairros, as equipes do Vem com a Gente passam em cada rua para fazer a identificação e execução dos serviços que podem ser implantados. Nossos colaboradores também realizam a atualização dos dados dos clientes, troca de titularidade, vistorias, renegociação de débitos, religação, cadastro na Tarifa Social, troca de hidrômetros, modernização das tubulações, entre outros. O objetivo principal é proporcionar aos moradores o acesso aos serviços da concessionária de forma regular”, explica o coordenador do programa, Wallas Rangel, que atua em Nova Iguaçu e em outros municípios da Baixada.

Para estar ainda mais próximo dos moradores, a concessionária instalou um ponto de atendimento itinerante que recebe a população para agendamento dos serviços. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no seguinte endereço: Rua Semíramis, nº 30 – Jardim Alvorada (IBADEJA – Instituto Bíblico da Assembleia de Deus em Jardim Alvorada).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.