Rio de Janeiro terá seis novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

A cidade do Rio de Janeiro e mais quatro municípios fluminenses serão beneficiados pelo novo plano de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Governo Federal, que construirá 100 novos campi em todas as 27 Unidades da Federação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o anúncio em evento nesta terça-feira (12/03) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Além de dois campi na capital, que serão instalados na Cidade de Deus (Parque Olímpico) e no Complexo do Alemão, as cidades de Belford Roxo, Magé, São Gonçalo e Teresópolis também foram escolhidas para receber os novos IFs. Juntos, a capital e os municípios somam quase 8 milhões de habitantes. Em todos, as novas unidades chegam para ampliar a cobertura.

São 51 unidades em atividade no Rio de Janeiro, distribuídas em 32 municípios. Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior.

Os cursos oferecidos nas unidades são gratuitos. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada — ou seja, junto ao ensino médio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.