Rio recebe Festival Internacional de Robótica pela primeira vez

É hora de torcer! As escolas Firjan SESI Barra do Piraí e Nova Friburgo irão mostrar suas habilidades no Festival Internacional de Robótica. Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o torneio acontece entre sexta-feira (5) e domingo (7), no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, com a participação de 990 estudantes de 37 países. Serão três dias de muita tecnologia, ciência, engenharia e troca cultural entre crianças e adolescentes, de 9 a 19 anos. O festival de robótica será aberto ao público, com entrada gratuita e sujeita à lotação, que também poderá participar de atividades experimentais de ciência, artes e tecnologia. O evento integra o calendário oficial desta temporada da FIRST – organizadora de competições de robótica em todo o mundo.

 Com o projeto ‘Dragon Farmacy’, a Dragon Bots, da Escola Firjan SESI Barra do Piraí, irá competir na categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL), onde os estudantes, de 9 a 16 anos, constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete, além de desenvolverem um projeto de inovação. O projeto dos alunos do Sul Fluminense consiste em uma caixa que serve para transportar remédios — neste caso, de Barra do Piraí para o distrito de São José do Turvo —, conservando os medicamentos na temperatura e estado ideal, e foi campeão na categoria ‘Projeto de Inovação’, no Torneio Nacional, realizado em maio, em São Paulo.

 E a equipe Tucanus, da Firjan SENAI SESI Nova Friburgo, irá competir na categoria FIRST Robotics Competition (FRC). Nessa competição, estudantes do ensino médio, de 15 a 18 anos, são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo complexo em aliança com outras equipes. Nessa categoria, não há um projeto.

 O páreo internacional é realizado sob a bandeira do SESI FIRST Lego League (FLL) International Open Brazil, evento que vai reunir as melhores equipes de FLL de todo mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras. Depois de meses dedicados à programação e à construção dos robôs, estudantes de diferentes nacionalidades competem com as suas criações. Em outras competições da categoria ao redor do mundo, alunos brasileiros já levaram mais de 70 prêmios. A segunda modalidade é a competição Off Season da First Robotics Competition (FRC), que terá 28 equipes brasileiras, e é conhecida como a “Olimpíada dos Robôs”.

Horários de visitação do público

Sexta: 13h às 16h

Sábado: 8h às 18h

Domingo: das 8 às 17h

Atividades abertas ao público geral

O Programa ACESSE – Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI – promove iniciativas que aplicam a arte contemporânea às áreas da ciência, engenharia, matemática e linguagens, com objetivo de propor novas formas de ensinar, aprender, pensar, criar e produzir conhecimento nas escolas. No festival, as oficinas criativas combinam lazer, criatividade e didática. As oficinas estarão abertas durante o horário de visitação do público e são sujeitas à lotação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.