Senso crítico, conhecimento de mundo e criatividade são os pilares do Projeto Cine Marco Antônio

A preocupação com o conhecimento do aluno e sua visão crítica sob os aspectos sociais, políticos e econômicos são pontos primordiais para o Elite Rede de Ensino. Atento a estas questões, a rede realiza, anualmente, o Projeto Cine Marco Antônio, que tem como propósito a formação do cidadão em uma era em que somos bombardeados de todos os tipos de informações.

No Cine Marco Antônio, os estudantes são responsáveis pela produção de vídeos, podendo ser telejornal, novela, documentário ou curta. Os vídeos abordam temas contemporâneos e os assuntos são sorteados entre os grupos da segunda série do Ensino Médio. Há um tempo pré-determinado para o trabalho de pesquisa. Após as informações reunidas, inicia-se o processo de produção dos vídeos. Em paralelo, há a produção da parte escrita. 

Tendo como pilares as disciplinas de História, Geografia e Sociologia, eles assumem as funções de atores, produtores, editores e até diretores. Por intermédio do Cine Marco Antônio, cria-se um ambiente propício à discussão e ao debate. Além de ajudar na formação do estudante como cidadão, o projeto auxilia bastante os alunos a chegarem à terceira série preparados para fazerem uma boa prova do Enem, pois, neste projeto, os alunos experimentam a reflexão e a interpretação de fatos, relacionando o trabalho à percepção da realidade.

Viajando pelas Asas da Literatura

Pegando o gancho do centenário da Semana de Arte Moderna, o tema desta edição é “Viajando pelas Asas da Literatura”. Além de aprofundar habilidades de interpretação de texto, em especial, textos literários, o projeto visa desenvolver a curiosidade sobre o entendimento do enredo, da estética e do contexto histórico.

“Para qualquer indivíduo, saber interpretar textos é condição fundamental de existência. Interpretamos o tempo todo: o preço de um produto e os encargos sobre compras à vista ou a prazo, uma mensagem em algum aplicativo de conversas, uma propaganda na TV e um olhar de um colega numa roda de conversa. Ao desenvolvermos essa habilidade de ler e de entender os subentendidos, as mensagens não ditas, tornamo-nos mais eficazes na nossa comunicação. É por essa razão que resolvemos envolver a Literatura. O aluno é motivado a se envolver com a leitura, de forma profunda, crítica e criativa”, explica Caroline Lucena, coordenadora do Ensino Médio e do Pré-Vestibular do Elite Rede de Ensino.

Construção de si mesmo

Na visão de Caroline, a reforma do Ensino Médio dá mais espaço aos alunos. “É preciso criar oportunidades para que eles se manifestem, se imponham e se empoderem. Os alunos junto aos seus colegas de grupo, pensam o recorte temático, criam um roteiro, gravam, editam e põem legenda no vídeo. De um ponto a outro do projeto, o protagonista (seja no filme, seja na sua produção) são os estudantes. Pensando sob esse viés, alegra-nos constatar que um projeto aplicado há mais de 15 anos sempre entregou aos alunos o que hoje é posto como lei: o lugar de destaque na construção de si mesmo”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.