Shopping Nova Iguaçu recebe exposição imersiva e impactante sobre a região amazônica

Mais importante que falar sobre a preservação da Amazônia é tocar mentes e corações sobre a urgência de preservar a maior floresta tropical do mundo. É isso que propõe a exposição Amazônia: E Eu Com Isso?, que chega ao Shopping Nova Iguaçu no dia 8 de agosto.

Com visitação gratuita, a mostra é imersiva e conta com diversos espaços instagramáveis. Amazônia: E Eu Com Isso? convida os visitantes a conhecer, com mais profundidade, a região amazônica e entender a importância da floresta, seu potencial de desenvolvimento econômico e de regulação climática para o Brasil e o mundo; as cidades que a compõem, e a necessidade de cuidá-la, independentemente da distância geográfica em que se vive, além de seu papel de equilíbrio em função do aquecimento global. 

A Amazônia é essencial para a segurança alimentar, hídrica e energética de todo o país e os efeitos do desmatamento no bioma são sentidos não só na região, mas em todas as cidades brasileiras.

A mostra, produzida pela Na Boca do Lobo, empresa brasileira de comunicação com foco em sustentabilidade, provoca reflexões sobre a necessidade urgente de preservação da Amazônia e exibe perspectivas de futuro. 

“A Amazônia é um patrimônio importantíssimo para o Brasil e o mundo, com a prestação de serviços indispensáveis, como a regulação climática. Os povos originários e tantos outros subsistem graças às florestas de pé, assim como tantos setores da sociedade. É possível um desenvolvimento econômico e de baixo carbono que ande lado a lado com a proteção da floresta e de sua biodiversidade, trazendo benefícios para todos os brasileiros”, explica Felipe Lobo, cocriador da exposição.

O percurso é dividido em três seções: Amazônia de Pé, Desmatamento e Casas. No primeiro deles, os visitantes ganham óculos de realidade virtual, para simular um passeio imersivo pela Amazônia, acomodados em um barco típico. Uma piscina de bolinhas simula a floresta e rios e as crianças podem brincar à vontade. Um painel imantado convida adultos e crianças a entender um pouco mais sobre a biodiversidade da região.

A segunda parte, batizada de Desmatamento, abre os olhos dos frequentadores para o processo de desertificação da Amazônia e os riscos que todo o planeta corre como consequência. 

O trecho final simula uma casa em que é possível observar os potenciais eventos relacionados à segurança alimentar, hídrica e energética no futuro, caso o desmatamento da Amazônia leve a floresta a um ponto sem retorno e possibilidade de melhoria.   

Na saída, os participantes podem deixar mensagens em árvores, colorindo a exposição com bilhetes de esperança. Além disso, um mural reúne sugestões de soluções, boas práticas e atividades que as pessoas podem adotar na rotina para diminuir impactos ambientais.

“O cuidado e a proteção da Amazônia é uma necessidade urgente para a humanidade.  Receber uma exposição com a grandiosidade da Amazônia: e eu com isso? é motivo de grande felicidade para o Shopping Nova Iguaçu. Esperamos que todos se divirtam e aprendam muito sobre essa região fundamental para o planeta”, diz Manoilton Alves, coordenador de marketing do empreendimento.

Amazônia: E Eu Com Isso? fica no Shopping Nova Iguaçu até o dia 30 de agosto.  Para garantir a visita, os frequentadores só precisam se cadastrar no aplicativo do empreendimento e resgatar o ingresso, escolhendo a data e o horário de preferência.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.