Simapan comemora o Dia Mundial do Sorvete com empresários na Firjan SENAI Nova Iguaçu

Com palestra, debate, demonstração de produtos e muita degustação, o Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan) festejou o Dia Mundial do Sorvete, nesta sexta-feira (22/09), na Escola de Sorvete Firjan SENAI Nova Iguaçu. Comemorada oficialmente no dia 23 de setembro, a data foi marcada com a presença de empresários dos segmentos da panificação, confeitaria e sorvetes/gelatos, que participaram de um dia de atividades para a troca de conhecimento sobre questões que envolvem o setor de alimentos no estado.

“Aproveitamos essa data para destacar ainda mais o potencial do sorvete, que está entre as sobremesas mais populares e agora, com a proximidade do verão, há uma demanda ainda maior pelo produto. Reunimos especialistas e empresários para debater sobre as novidades do mercado para a produção de sorvetes e gelatos, mas também foi uma excelente oportunidade para nos aprofundarmos sobre o setor de alimentos de forma geral”, destacou Henrique Balbino Seita, presidente do Simapan.

Durante o evento os empresários puderam conhecer a estrutura a Escola de Sorvetes e Gelatos da Firjan SENAI Nova Iguaçu. A unidade conta com equipamentos modernos, usados para ministrar as aulas onde os alunos aprendem as técnicas diversificadas para a fabricação dos produtos. Além de picolés e sorvetes, são passadas as técnicas para a produção de sorbets, sherbets, gelato, ice cream, crème glace e soft ice, que se diferenciam pelo modo de elaboração, sendo alguns feitos apenas com polpa de fruta, sem adição de leite e derivados. Toda a estrutura e os métodos de produção seguem normas da Vigilância Sanitária, atendem às exigências legais da ANVISA e regras de boas práticas de fabricação.

Pedro Lessa, representante comercial da Doremus, ressaltou a importância da capacitação para produzir um produto diferenciado e de qualidade. “Apesar da sazonalidade, o sorvete é um mercado que não para de crescer. A indústria entendeu a necessidade de inovação e abraçou as inúmeras possibilidades”, disse Lessa.

A estrutura da Escola de Sorvete funciona em sincronia com a de Confeitaria e Panificação, no entendimento que muitos produtos caminham juntos. Os alunos da confeitaria são apresentados à variedade de pastas para recheios e coberturas, produzidas à base de frutas e matérias-primas especialmente selecionadas. As técnicas são indicadas para saborizar recheios, cremes e coberturas de bolos, tortas, bombons, sobremesas e doces em geral. De acordo com o sindicato, a novidade contribui para o aumento em vendas do setor de sorvetes, uma vez que adicionam mais sabor e visual ao produto, com cores e texturas.

Ricardo Fernandes, gerente comercial da Riosoftice, apresentou uma gama de produtos sofisticados. Ele falou da importância de abrir espaço para inovações e oferecer variedade para o público a fim de fidelizar o cliente e manter o mercado aquecido. “A ideia é fomentar um negócio dentro do próprio negócio. O pãozinho francês é o pilar das padarias, mas oferecer produtos diferenciados dá diferencial à empresa e aumenta as vendas”, disse Fernandes.

Paulo Murilo, gerente comercial da LPG, apresentou a linha Art Tart, casquinhas para tortinhas disponíveis em várias versões e já acompanhadas das embalagens para serem comercializadas, destacou que o produto inovador, tem um aumento anual de vendas de 50% desde o lançamento, em 2015. “Quando o mercado brasileiro começou a entender que é preciso quebrar paradigmas e inovar voltou a aquecer. Nesse intuito, nos especializamos em fabricação de soluções personalizadas. A nossa proposta é flexibilizar e facilitar a produção para o empresário ganhar em volume sem perder a qualidade e ainda ter tempo para criar”, complementou.

O encontro foi uma oportunidade de reunir os empresários que fabricam os sorvetes dos que fornecem matéria-prima para a produção. Na ocasião, foram destacadas as novidades do mercado que possibilitam a criação de produtos diferenciados, com o foco na manutenção da qualidade, condições para atender a demanda no período de alta nas vendas e consequentemente, garantir maiores lucros.

O Simapan ainda distribuiu picolés produzidos por alunos da Firjan SENAI para alunos da Escola Firjan SESI Nova Iguaçu. A ideia foi mostrar aos jovens novas perspectivas de capacitação profissional. “Feliz em saber dessa possibilidade para ingressar no mercado de trabalho”, comemorou Kethellyn Santos, 16 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio.

Escola de Sorvete terá inscrições para novas turmas

Informações sobre novas turmas podem ser obtidas diretamente da unidade da Firjan SENAI Nova Iguaçu, que fica na Rua Gerson Chernicharo 1.319, Bairro da Luz e também, pelo telefone (21) 2737-7700. Os interessados também podem fazer contato com o Simapan pelos endereços eletrônicos simapansia@gmail.com ou simapansiaadm@gmail.com e também pelos números (21) 2699-7282 ou (21) 98385-4874.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.