Vereador apresenta projeto de lei que classifica  exercício físico como atividade essencial em Queimados

O vereador e presidente da Comissão de Políticas Públicas, Turismo, Esporte e Direito do Cidadão de Queimados, Julio Boi (PSC), apresentou durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (17), um projeto de lei que classifica a prática de atividades físicas como essenciais na cidade, localizada na Baixada Fluminense. O PL será votado na próxima semana e a previsão é de que o texto seja aprovado e siga para sanção do prefeito.

Segundo o parlamentar, o intuito do PL é garantir que as atividades e exercícios físicos se tornem uma atividade essencial neste momento de pandemia. O texto ainda prevê a garantia do funcionamento dos estabelecimentos de serviços destinados a essa finalidade, bem como a utilização de espaços públicos pela população.

“Não há dúvidas de que a prática de atividades físicas contribui, sobretudo, para a manutenção da saúde, o aumento da imunidade das pessoas e, também, o enfrentamento da depressão, problema evidenciado pela pandemia de Covid-19. O projeto apresentado hoje é fruto de estudos já confirmados por especialistas em saúde”, argumentou o vereador durante a apresentação do PL.

Ainda segundo o parlamentar, é importante que os estabelecimentos sigam as normas técnicas sanitárias e de higiene estabelecidas pelo poder público municipal, como o uso de máscara obrigatório, higienização constante dos aparelhos de atividades físicas, distanciamento social, entre outras regras.

A medida foi amplamente elogiada pela Comissão do Conselho Regional de Educação Física de Queimados e pelos profissionais de Educação Física, que têm relatado dificuldades desde o início da pandemia.

Coordenadora de uma academia na cidade, Bárbara Veloso (32), vivenciou essa realidade e fez questão de participar da sessão que discutiu o teor do PL. “O projeto sendo aprovado será uma vitória para a população, pois já foi comprovado cientificamente que a atividade física está diretamente ligada a melhora da imunidade. A maior parte das pessoas que foram contaminadas de forma grave eram consideradas integrantes da zona de risco. Sendo assim, o reconhecimento das academias e o incentivo a prática das atividades físicas como essenciais contribuirá diretamente para a melhora da saúde da nossa população”, observou a profissional. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.