Aparelhos auditivos

As mulheres foram o público alvo de dois mutirões de saúde no domingo, com a realização de 150 cirurgias de cataratas e a entrega de dois mil e 200 aparelhos auditivos. O Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (08/03), foi celebrado em Duque de Caxias com a entrega de 2,2 mil aparelhos auditivos a 1.100 pacientes acompanhadas pelo Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, reuniu as mulheres atendidas e seus familiares, em uma grande comemoração que contou com a presença do prefeito Washington Reis, do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, dr. José Carlos Oliveira, parlamentares e autoridades federais, estaduais e municipais. Desde cedo era grande a movimentação na área externa do Hospital Municipal dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, onde fica o Centro de Saúde Auditiva. A ação resultou no maior mutirão de entrega de aparelhos auditivos realizado na unidade desde sua inauguração, em 2018. Em sua fala, o prefeito Washington Reis parabenizou as mulheres pelo dia e agradeceu a todos que tornaram possível a realização do mega mutirão.

Novo modelo de policiamento

Um modelo itinerante de policiamento que pode ser aplicado em diversas áreas que precisem de reforço policial e apresentem altos índices de crimes detectados através das manchas criminais. Esse é o mote da Operação Perímetro Verde, da Secretaria de Polícia Militar, que foi implantada em bairros da Zona Norte da capital e na Baixada Fluminense. O novo modelo de policiamento foi concebido com o objetivo de reduzir os roubos de rua, de veículos e de carga na Região Metropolitana. Integrando unidades do Comando de Operações Especiais (COE) com os batalhões operacionais da área, a Operação começou sua atuação pelos bairros de Acari, Pavuna, Costa Barros e em regiões limítrofes de São João de Meriti, município da Baixada Fluminense. A duração das operações será de 15 dias, podendo ser ampliada caso haja necessidade. Inicialmente, a ocupação das áreas conflagradas é realizada por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Na segunda fase da ação, policiais do BPChq e do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) realizarão o patrulhamento das principais vias, realizando abordagens e revistas, inclusive em veículos.

Bolsa Família

Com objetivo de fortalecer o vínculo entre os setores do município que acompanham o desenvolvimento das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, coordenadores da saúde, educação e serviço social de Belford Roxo se reuniram com operadores escolares e coordenadores do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no Ciep Constantino Reis, no bairro São Bernardo. A reunião faz parte das estratégias traçadas pelo Sistema Presença, coordenado por Thais Martins, para aumentar frequência escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A média do município já ultrapassa a média nacional, com o percentual de 93,93%, mas a cidade ainda tem intenção de melhorar esse índice e fomentar o desenvolvimento dessas famílias também na área da saúde.  “Acreditamos que o fortalecimento entre os setores que cuidam dessas famílias é o melhor caminho para que essas elas tenham uma assistência de qualidade e evitar evasão”, contou Thais. Durante a reunião, uma dinâmica simulou a necessidade do trabalho em equipe estar alinhado para que as famílias em situação de vulnerabilidade estejam assistidas em todos os setores e não saiam do projeto. 

Mangaratiba realiza a 13ª Conferência Municipal de Saúde

Nesta quarta-feira (11) foi realizada a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Mangaratiba que teve como tema “Violência contra a Mulher”. A ação aconteceu no Centro Cultural Cary Cavalcante e teve como objetivo eleger propostas para a formulação do Plano Municipal de Saúde que será levado para as conferências Estadual e Nacional sobre o tema.   O evento contou com a presença do vice-prefeito Chicão da Ilha, da Secretária e do subsecretário de Saúde, Sandra Castelo Branco e Ricardo Aguiar, do presidente do Conselho Municipal de Saúde Paulo Tavares e da população.  Foram realizadas duas palestras: ‘Saúde Mental, violência doméstica e masculinidade toxica’ – realizada pelo psicólogo Fabio Oliveira e, em seguida, a coordenadora do Arte Viva (programa da Secretaria de Saúde) e psicóloga, Elisa Goulart, falou sobre ‘Violência doméstica e Familiar contra as mulheres’. Segundo Sandra Castelo Branco a função da Conferência é aproximar a população da gestão de saúde. “O objetivo deste evento hoje é discutir sobre o que é melhor para a saúde de Mangaratiba. A Conferência é o espaço, segundo a legislação, para este momento”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.