A Verdade em Preto e Branco

Exames para diabetes e doença renal terão parâmetros nacionais

O diabetes e a doença renal agora contam com marcadores bioquímicos brasileiros, ou seja, parâmetros nacionais para valores de referência laboratoriais. Isso vai ser possível porque, pela primeira vez, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) incluiu a coleta de amostras biológicas realizadas em quase 9 mil domicílios. Com isso, os novos exames poderão ser feitos seguindo um padrão de avaliação nacional, uma vez que os marcadores bioquímicos, que são utilizados para a conclusão desses testes, têm como base o material coletado em brasileiros. Até agora, os exames dessas doenças seguiam padrões internacionais. As avaliações dos resultados dos exames laboratoriais da PNS foram publicadas no suplemento temático da Revista Brasileira de Epidemiologia, lançada na terça-feira (26), que mostra estudos inéditos sobre o diabetes na população adulta brasileira.

Concurso e Feira de Cafés Especiais

O Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, vai abrir suas portas neste sábado (30), das 9h às 17h, para um dia dedicado ao café. Serão realizados dois eventos: a Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas e o III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro. Aberta ao público, a Feira vai oferecer cursos e workshops gratuitos sobre bebidas, com a participação de baristas, gastronomia e torra de cafés, além de degustação. A ação é promovida pelo Sebrae e Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio e tem o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Seappa) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri). O evento contará com barraquinhas de produtores das regiões Serrana, Sul e Noroeste do estado, com ‘coffeemakers’, que vão preparar bebidas e drinks para o público além de uma Kombi Coffee, a primeira cafeteria móvel do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro tem cerca de 2.400 cafeicultores e produz mais de 300 mil sacas de café por ano. O objetivo do concurso é incentivar também a produção de cafés especiais no estado.

Frota quer ‘Dia da Democracia’ na data do AI-5

Em mais um embate com o governo Bolsonaro, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) apresentou, ontem, um Projeto de Lei que institui o “Dia Nacional da Democracia” no dia 13 de dezembro, data que o AI-5 foi implantado no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985). Frota apresentou o projeto um dia depois da declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que, em uma crítica ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse a jornalistas nos Estados Unidos para que “não se assustem se alguém pedir o AI-5”. Na justificativa da proposta, o parlamentar defende que “no atual contexto de polarização de conflitos e criação da cultura da intolerância e embate entre os poderes instituídos no Brasil, necessitamos estabelecer uma agenda de fortalecimento da democracia e combater discursos antidemocráticos.”  De acordo com o texto, na data escolhida deverão ser realizadas ações de fortalecimento da agenda democrática. “Nesta visão, a criação do dia da democracia, a ser celebrado no dia 13 de dezembro, será o marco simbólico desta agenda em defesa da cidadania, em contraponto ao dia 13 de dezembro de 1968, data que foi baixado o Ato Institucional nº 5, AI-5”, argumenta Frota. 

ID Estudantil

O Ministério da Educação (MEC) informou ontem (27) que mais de um milhão de alunos estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e, assim, habilitados a baixar a carteirinha estudantil digital, a ID Estudantil  Ao todo, 2.197 instituições de educação básica e 408 de educação superior já cadastraram seus estudantes. Até o início desta tarde, o número de alunos registrados chegou a 1.004.678. O cadastro é feito por representantes das instituições. Eles devem alimentar a plataforma com informações como nome completo, número do CPF e data de nascimento do aluno. Também serão registrados nível e modalidade de educação de ensino.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.