Atualização cadastro do SUS

Cartões do SUS que não iniciarem com o número sete deverão ser atualizados na Unidade de Saúde da Família mais próxima da residência ou na Central do Cartão SUS, localizada no prédio da Secretaria de Municipal de Saúde, de segunda a sexta das 9h às 17h. O coordenador municipal do Cartão SUS, André Ullmann declarou a importância da atualização do cadastro para a vida dos mageenses. “Através da atualização de todos os dados cadastrais, serão geradas as informações adequadas até mesmo para entrega de exames e contatos futuros. Agora, todo cartão tem que começar com o número sete, quem tiver diferente como oito, nove, um ou dois deverá procurar a unidade mais próxima. Podendo também ser um parente de primeiro ou segundo grau”, afirmou o coordenador. A população deve levar um documento oficial com foto, CPF, certidão de nascimento ou casamento, e comprovante de residência.

Retorno às atividades legislativas

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) retoma suas atividades nesta terça-feira (4), com a solenidade de abertura da 2ª sessão legislativa da 12ª legislatura. A cerimônia, que acontece às 15h no plenário da Casa, antes da primeira sessão ordinária de 2020, contará com a presença do governador Wilson Witzel, que vai trazer aos deputados estaduais uma mensagem sobre os planos do Executivo para o ano.

Gabriel Lestrange sobe ao palco do Top Music nesta terça

O TopShopping recebe o cantor Gabriel Lestrange nesta terça-feira (04/02). Há um ano, Gabriel desenvolve o projeto covers da MPB, no qual interpreta clássicos do gênero como Djavan, Cássia Eller, Tim Maia, Ed. Motta, Cazuza e Legião Urbana. Com um repertório completo, o artista promete animar o happy hour do Top Music. Gabriel Lestrange se apresentará às 19h, na Praça de Alimentação do 2º piso. O evento é gratuito.

Queimados no combate à hanseníase

Uma manhã de aprendizado e cuidados com a saúde: assim começou a sexta-feira (31) para os moradores de Queimados que passaram pela Praça Nossa Senhora da Conceição, local escolhido pela Prefeitura para uma ação de combate à hanseníase. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo orientar a população sobre os riscos, tratamento e sintomas da doença. Causada pela bactéria Mycobacterium laprae (ou bacilo de Hansen), a hanseníase é uma doença infecciosa que afeta os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Entre os principais sintomas estão o surgimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, sensação de formigamento, inchaço nas mãos e nos pés, febre e ressecamento nos olhos. O Programa de Controle de Hanseníase existe há 35 anos no município e oferece tratamento e medicamentos gratuitos para pacientes com a doença. Além disso, o setor oferece exames e orientações a todos os familiares da pessoa diagnosticada. Só em 2019, o programa registou 819 atendimentos (dos quais apenas 21 casos se confirmaram positivos). De acordo com a Coordenadora Juçara de Lima, a doença tem cura. “O tratamento varia de seis meses a um ano, dependendo da gravidade e do comprometimento do paciente”, informou. Para realizar uma consulta, basta procurar o setor na Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu (anexo ao CETHID) portando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e encaminhamento médico.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.