Como se preparar para Escola Naval?

As inscrições vão até o dia 13 de fevereiro

A Marinha ainda não divulgou a data da prova da Escola Naval, porém é importante os alunos intensificarem os estudos do concorrido concurso, que contempla 20 vagas (ampla concorrência: seis vagas para o sexo masculino e dez para o sexo feminino / vagas reservadas para candidatos negros: duas vagas para o sexo masculino e duas para o sexo feminino). As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro, domingo.

Para alcançar a aprovação na Escola Naval, o candidato deve focar seus estudos em matemática, devido ao elevado grau de dificuldade das questões e da presença de conteúdos que, provavelmente, o aluno não estudou durante o seu ensino médio. Nas outras disciplinas, é importante que o estudante mantenha um estudo equilibrado, já que elas possuem o mesmo peso do que a matemática na média final. Embora tenha um peso menor, recomenda-se que o aluno faça pelo menos uma redação por semana.

“O aluno precisa estudar bastante matemática, pois essa é a disciplina que mais elimina candidatos por não atingirem o corte. O estudante não deve tentar resolver todas as questões, já que provavelmente haverá algumas muito difíceis. Ele deve selecionar apenas 12 questões que abordem assuntos do seu domínio para garantir a nota de corte. Nas provas de português e de inglês, precisa buscar atingir notas altas para obter uma boa média final e, consequentemente, uma boa classificação”, destaca o professor do segmento militar do Elite Rede de Ensino, Eric Cariello. 

A prova da Escola Naval é composta pelas seguintes questões: 22 de matemática, 22 de física, 18 de português, 18 de inglês e uma redação. Desde 2017, o exame de matemática tem mantido um elevado grau de dificuldade, comparado às provas do IME e do ITA. O conteúdo contempla assuntos que, normalmente, são abordados apenas no ensino superior, como cálculo diferencial e álgebra vetorial. A avaliação de física aborda todo o conteúdo de ensino médio com questões fáceis, médias e difíceis. As provas de português e de inglês são compostas por questões de interpretação textual e de análise gramatical. A redação deve ser escrita em formato dissertativo com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. É comum a banca propor temas relacionados à Marinha ou a atualidades.

Exame da EEAr requer equilíbrio no estudo

O edital do concurso da EEAr já foi publicado e são oferecidas 243 vagas para ambos os sexos (ampla concorrência: 195; vagas reservadas aos candidatos negros: 48). As inscrições são de 14 de fevereiro (segunda-feira) a 14 de março (segunda-feira). A realização do exame escrito está prevista para 05/06, domingo, e abrange as seguintes disciplinas: matemática, inglês, português e física.

As provas abordam conteúdos de ensino médio e costumam ter um grau de dificuldade menor do que o de outros concursos militares. Devido ao elevado número de questões, os temas são bastante abrangentes, cobrindo todos os tópicos contidos na ementa do concurso.  

“Na prova da EEAr, o aluno precisa estar atento ao tempo de prova, pois ele deve resolver 96 questões em quatro horas, 24 de cada disciplina”, salienta Cariello.

Por fim, recomenda-se a resolução das provas anteriores, principalmente, dos últimos cinco anos, com a marcação do tempo. Isso porque os exames já aplicados possuem muita semelhança entre si e resolvê-los é uma excelente simulação do concurso.  Dessa forma, o candidato pode identificar em quais tópicos ainda têm dificuldade e desenvolver a rapidez de raciocínio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.