Dentista e veterinária do RJ disputam rali para mulheres na Arábia Saudita

A médica veterinária Paula Breves e a dentista Vilma Rafael são a primeira dupla de mulheres brasileiras que vão representar o país no “Rally de Jameel”, na Arábia Saudita. A largada do rali ocorre nesta terça-feira (05), em Hail City, e a prova termina em King Abdullah Economic City, no Dia Internacional da Mulher.
É a terceira edição da prova de regularidade exclusivamente feminina, com a presença de 40 equipes de países diferentes. O evento é considerado um marco na Arábia Saudita, onde as mulheres eram proibidas de dirigir até 2017. A prova terá 1.600km, passando pelas cidades de Hail, AlUla, Umluj, Yanbu, and King Abdullah Economic City (KAEC), com pernoite em tendas.
“Estamos muito animadas e felizes. Esse rali é inspirador e queremos incentivar mulheres do mundo inteiro”, diz Paula, a pilota. “É o nosso primeiro rali internacional e queremos superar os desafios com foco e resistência. Porque rali não é força, é concentração e determinação”, completa Vilma, a navegadora.
História da dupla
Num ambiente ainda predominantemente masculino, Paula e Vilma iniciaram no esporte há 15 anos. Passaram pelas categorias iniciais, ganharam competições nacionais e, em 2023, foram vice-campeãs na categoria Supermaster, em pódio até então ocupado apenas por homens ou duplas mistas. Pelo resultado, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) convidaram as duas para representar o Brasil no Oriente Médio.
A história do “casamento” das duas começou em 2008, quando Paula não teve muito sucesso ao se tornar navegadora do marido. Queria mesmo era assumir o volante e foi num convite improvável à Vilma, no meio de jantar entre casais de amigos, que a parceria de sucesso ganhou vida.
“Nossos maridos são amigos e convidei a Vilma para ser minha navegadora por educação, devido ao interesse dela no assunto. Não imaginava que ia aceitar entrar nesse perrengue porque ela é uma mulher fina, mas ela disse sim! Ensinei a ela e foi ótimo, porque ela é uma dentista bem minuciosa”, lembra Paula.
No mesmo ano, a dupla ganhou a primeira competição e não parou mais. Em 2015, elas estiveram nos três primeiros lugares em todas as corridas.
Esposas, mães e profissionais bem-sucedidas, Paula e Vilma estiveram em diversas competições, como na Transcatarina; Mitsubishi Motorsports em diferentes estados do Brasil; Novo Rally, em Minas Gerais; no Campeonato Paulista Off Road; no Cerapió e na Transbahia.
O “Rally de Jameel”, na Arábia Saudita, vem coroar os 15 anos de perseverança. “É a primeira vez na história do rali brasileiro que uma dupla feminina chega tão alto”, finaliza Vilma.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.