Deputada Rosangela Gomes emociona colaboradoras da Unimed Nova Iguaçu em palestra sobre a força da mulher

Risos, lágrimas, informação, reflexão, acolhimento, sensibilidade, empatia, encantamento. Esse tempero especial deu o tom ao 1º ciclo de palestras do evento “Mulheres que Inspiram”, realizado pela Unimed Nova Iguaçu, em homenagem às suas colaboradoras. Uma plateia atenta lotou o espaço para ouvir a deputada federal, Rosangela Gomes; a advogada, Dra. Tereza Papa, da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ – 1ª subseção; e as psicólogas, Samara Barão e Vanessa Gonçalves, do Centro de Atendimento Multidisciplinar Unimed Nova Iguaçu. As boas-vindas foram conduzidas pelo presidente, Dr. Joé Sestello, e pelo diretor Econômico-Financeiro, Dr. Christian Ferreira.

Olhos atentos e expressões, em alguns momentos, emocionadas, foram despertadas durante a apresentação da deputada federal, Rosangela Gomes, que falou sobre a importância de a mulher ocupar o espaço de decisão, de forma a interferir e construir a mudança para algo justo e melhor. “A política é o exercício da servidão e todas vocês servem de alguma maneira, seja no trabalho, em casa, junto à família, no cuidado com os filhos”. A parlamentar contou a sua história, desde a infância, a jornada que enfrentou na sua vida política até chegar ao Congresso Nacional. “Na vida só perde quem desiste”. A frase repetida algumas vezes, ecoou entre as colaboradoras como um bálsamo.

“Mulheres, Diversidade e Inclusão” foi o tema apresentado pela Dra. Tereza Papa, debatendo o atual modelo social, a dupla jornada de trabalho enfrentada pela mulher, a questão da invisibilidade e da conscientização, assim como o protagonismo e o empoderamento podem fazer a diferença em sua trajetória e na sociedade. A advogada e escritora mostrou dados da violência e os cinco tipos de violência que devem ser denunciados: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

E, finalizando a manhã com alegria, as psicólogas Samara Barão e Vanessa Gonçalves conduziram o assunto “Sororidade: A Importância do Cuidado e Apoio no Universo Feminino”, onde fizeram uma dinâmica bastante interativa e divertida, evidenciando o valor das mulheres quando se unem em prol do acolhimento.  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.