Dia do Pedal no Paraíso em Caxias entra para o calendário oficial do RJ

O Governador Cláudio Castro sancionou, no último dia 13 de março, a Lei 10.297/2024, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que inclui no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro o Dia Estadual do Pedal no Paraíso no município de Duque de Caxias, a ser comemorado no dia 1º de maio. 

“Incluir o Dia do Pedal no Paraíso no calendário oficial do Estado é uma forma de reconhecer a importância do evento e do projeto Fazenda Paraíso, além de divulgar o papel positivo que o esporte desempenha para a saúde e a integração social. O evento reúne jovens, adultos e idosos, amadores e profissionais, com ciclistas vindos de várias regiões do Estado”, ressaltou o deputado.

A proposta reconhece o trabalho realizado na Fazenda Paraíso, um dos maiores centros de recuperação de dependentes químicos do país, localizado na zona rural do bairro de Xerém. Desde 2022, a Prefeitura de Duque de Caxias realiza o maior evento ciclístico do Estado, o Pedal no Paraíso, que acontece sempre no dia 1º de maio, reunindo ciclistas que percorrem 12km até a entrada da Fazenda.  Em 2023, o evento reuniu 6 mil ciclistas. As inscrições para a edição 2024 já estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas no site www.pedalnoparaiso.duquedecaxias.rj.gov.br.

Inaugurada em 2021, a Fazenda Paraíso é um espaço humano de reabilitação de dependentes químicos cujo tratamento inclui a qualificação dos acolhidos como meio de ressocialização. O espaço conta com alojamentos, oficinas, espaços para avicultura, piscicultura, pecuária, produção de hortaliças, gráfica para produção de material escolar, fábrica de ração e produção de blocos de concreto, além de cursos profissionalizantes.

FOTO Octacílio Barbosa/Alerj

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.