Equipe do Samu de Duque de Caxias realiza capacitação no atendimento a pacientes com parada cardiorrespiratória

A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEUR) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Duque de Caxias (SAMU 192–DC), realizou, na última quinta-feira (20/07), no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, uma palestra ministrada pelo instrutor do NEUR, enfermeiro João do Nascimento, abordando o tema: “Time de resposta rápida ao atendimento à PCR”. A palestra tem como objetivo abordar os principais cuidados e protocolos de atendimento atualizados e direcionados às Diretrizes American Heart Association (AHA), para Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), visando à capacitação dos profissionais para melhor atender a população.

Times de Resposta Rápida (TRR) são equipes multidisciplinares treinadas para atender indivíduos com intercorrências agudas e graves, incluindo parada cardiorrespiratória (PCR) súbita, nas unidades de internação.

O encontro contou com as presenças da subsecretária Municipal de Saúde, Dra. Clara Carvalho; do coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, enfermeiro Fábio Guilherme; e do enfermeiro Daniel Laprovita. Na ministração da palestra, a equipe do Núcleo de Educação em Urgência – formado pelo técnico de enfermagem e instrutor, Adriano Valença, e pela enfermeira Claudia Fidelis Basilio – contou com o apoio dos instrutores convidados: Enfermeira Júlia de Abreu, Técnico de Enfermagem Carlos Henrique Moreira Machado e do condutor Walmir Mendes.

O SAMU funciona 24 horas por dia. Para entrar em contato, basta ligar para o número 192 e responder algumas perguntas, para que seja direcionado ao melhor recurso, conforme necessidade e avaliação do médico regulador. No município de Duque de Caxias, a equipe SAMU é comandada pelo diretor-geral, Danilo Paiva; o coordenador de enfermagem, Roberto Pinto de Oliveira; e o coordenador médico, Rafael Baruzzi. Os profissionais do atendimento pré-hospitalar são fundamentais na assistência à saúde da população duque-caxiense.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.