Esquete “Melro” é o grande vencedor da  mostra competitiva na 11ª edição do FESTU

O pássaro de plumagem negra e canto melodioso é fonte de inspiração para um dos textos mais poéticos e inquietantes da Mostra Competitiva, da 11ª edição do Festival de Teatro Universitário, o FESTU. A cena Melro, da Escola de Teatro Martins Penna, no Rio de Janeiro, levou o principal prêmio: o de “Melhor Esquete” e o patrocínio de R$30 mil reais para a companhia teatral montar o próprio espetáculo em 2022.  

Escrito por Fabiano de Paula e dirigido por Pietra Canle, Melro narra a história de uma jovem mulher preta, moradora de uma comunidade, e o sonho de liberdade para seu filho como o pássaro que dá nome ao esquete. Com uma interpretação intensa e cativante, Cláudia Macedo recebeu o prêmio de “Melhor atriz”. Melro também venceu nas categorias “Melhor iluminação” e “Melhor texto original”. 

 De 14 a 16 de setembro, foi possível acompanhar virtualmente e gratuitamente o melhor da cena universitária e as apresentações de vários grupos. Este ano, os atores Babu Santana, Malu Galli, Mariana Nunes e Aline Borges — entre outros profissionais da área que compuserem o júri artístico da Mostra Competitiva — tiveram a missão de escolher os vencedores dentre os 20 esquetes selecionados pela curadoria do festival. 

O esquete Interseções entre o amor e o tempo — com trupe formada por artistas da Pontifícia Universidade Católica (PUC), da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e Estácio, do Rio de Janeiro — levou o prêmio de “Melhor esquete pelo júri popular” e faturou R$15 mil reais como patrocínio para montagem da peça. Este ano, o diretor Felipe Cabral anunciou uma surpresa! A categoria “Melhor trilha sonora” voltou a fazer parte do FESTU e a cena Perdoando Deus? foi a vencedora.  

Mostra de espetáculos segue até 30 de setembro no YouTube 

Quem já está com saudade da Mostra Competitiva, pode ficar tranquilo! Ela irá permanecer no canal do FESTU no Youtube, assim como a Mostra de Espetáculo que continua até 30 de setembro, com apresentações realizadas dentro dos cursos universitários de todo o país. Este ano, são sete espetáculos, com representantes dos estados do Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rondônia. A lista completa pode ser acessada através do site www.festu.com.br.  

Os outros premiados da Mostra Competitiva são:  

– Melhor cenografia: Zé, UNIRIO (RJ); 

– Melhor figurino:  Manifexto (ou futuro à moda antiga), UNIRIO (RJ); 

– Melhor iluminação: Melro, MARTINS PENNA (RJ) 

– Melhor direção de movimento: Uma, outra, UFMG (MG); 

– Melhor texto original: Melro, MARTINS PENNA (RJ); 

– Melhor trilha sonora: Perdoando Deus?, UNIRIO (RJ); 

– Melhor direção: Jorge Oliveira e Rita Dias, Perdoando Deus, UNIRIO (RJ) 

– Melhor ator: Luiz Antonio, Zé, UNIRIO (RJ); 

– Melhor atriz: Claudia Macedo, Melro, MARTINS PENNA (RJ); 

– Melhor esquete: Melro, MARTINS PENNA (RJ); 

– Melhor esquete, escolha público: Interseções entre o amor e o tempo, PUC, CAL e ESTÁCIO (RJ). 

As apresentações dos finalistas da Mostra Competitiva do FESTU podem ser vistas no Youtube (www.youtube.com/festufestival).  

 Sobre o FESTU  

 Considerado o mais importante festival de teatro universitário do Brasil, o FESTU fomenta a arte — com a intensa troca entre escolas e faculdades de artes cênicas — e revela novos talentos. Desde que foi criado em 2010, o evento tornou-se um ponto de encontro para promoção de pluralidade de ideias e diversidade de pessoas. 

Ao longo dos anos, recebeu mais de 3.400 inscrições de grupos teatrais de todo o país e 55,5 mil jovens foram impactados. As apresentações foram assistidas por 160 mil espectadores. O FESTU ainda patrocinou 18 espetáculos e distribuiu quase 900 mil reais em premiações.   

Serviço:  

11ª edição do FESTU  

De: Até 30 de setembro de 2021 

Informações: www.festu.com.br  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.