Instituto do Cérebro ganha prêmio por  inclusão social de pessoas com deficiência

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) foi um dos cinco vencedores do Prêmio Brasil + Inclusão na Categoria Mérito Darci Barbosa, concedido pela Câmara dos Deputados a iniciativas ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Indicado pelo deputado federal Dr. Luizinho (PP/RJ), o IEC venceu com o Programa de Acolhimento a Bebês com Microcefalia, que desde 2016 atende crianças com microcefalia expostas ao Zika Vírus e se tornou referência no país.

“O Instituto Estadual do Cérebro é uma estrutura única no Brasil, que se dedica exclusivamente ao tratamento das doenças cerebrais e há anos conta com o apoio do nosso deputado Dr. Luizinho, que inclusive fez a indicação para esse prêmio. Quero agradecer ao deputado Luizinho, ao atual secretário de Saúde, Dr. Edmar Santos e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que também apoiou bastante o IEC”, disse o diretor médico do IEC, Paulo Niemeyer.

Em 2016, durante a epidemia do vírus Zika, o então secretário de saúde Dr. Luizinho e a equipe do IEC criaram o Programa de Acolhimento a bebês com Microcefalia para garantir o diagnóstico rápido e preciso às crianças. Formado por uma equipe multidisciplinar, composta por pediatras, neuropediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicoterapeutas, a iniciativa atendeu mais de 500 bebês e realizou cerca de 1.500 exames. O modelo deu tão certo, que se tornou referência para o Ministério da Saúde.

“Hoje é dia de agradecer a toda equipe do IEC, que está representada pelo Dr. Paulo Niemeyer e parte dos médicos da unidade. Quando mais o estado do Rio de Janeiro precisou, essa equipe se dispôs a acolher as crianças com microcefalia oferecendo um serviço inovador, que fez a diferença na vida de centenas de famílias no estado. O IEC é, sem dúvidas, um dos melhores hospitais de nosso país, que nos enche de orgulho”, afirmou o deputado Dr. Luizinho.

Também estiveram presentes no evento, o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, os médicos Fernanda Fialho, Vinicius Zogbi, Paulo José, Gabriel Mufarrej e Fábio Miranda.

1 comentário em “Instituto do Cérebro ganha prêmio por inclusão social de pessoas com deficiência

  1. Bom dia
    Gostaria de um telefone atual que atenda eque eu possa falar com.instituto do cerebro pois tenho q fqzer exame e nessa epidemia nao sei se vai fazer moro longe e nenhum papel aqui tem.tel de la

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.