Nova Iguaçu amplia faixa etária  para vacinação contra a dengue

Desde quinta-feira (07/03), crianças e adolescentes de 12 a 14 anos também podem tomar a vacina contra a dengue em Nova Iguaçu. A ampliação da faixa etária é mais um reforço da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) na tentativa de aumentar a procura aos postos de saúde para imunização contra a doença. Na primeira fase, as doses estavam sendo aplicadas para crianças de 10 a 11 anos, público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde. Com a baixa procura em todo o Estado do Rio de Janeiro, a idade foi ampliada. Até o momento, dentro deste público, a procura nas salas de vacinas foi de pouco mais de 13%, com 2.695 doses aplicadas, dentro das 20.320 enviadas ao município.  

Em toda a cidade, 11 postos estão funcionando das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, sendo três também aos sábados e dois no domingo, para que pais e responsáveis tenham mais opções de locais para levarem os menores.

A imunização contra a dengue está sendo feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é segura e aprovada pela Anvisa, e protege contra os quatro sorotipos da dengue. Crianças que tiveram o vírus da dengue há menos de seis meses devem esperar para receber a vacina. A aplicação da vacina não é permitida para gestantes, lactantes e indivíduos que já receberam a vacina contra a Tríplice Viral e Febre Amarela com menos de 30 dias. É obrigatório estar acompanhado do responsável e apresentar o Cartão de Vacinação, CPF do menor e Cartão do SUS.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.