Pela primeira vez na história, Colégio Naval abre vagas para meninas

Um marco histórico. Pela primeira vez, o Colégio Naval abre vagas para meninas em seu concurso. O exame está marcado para dois e três de julho (sábado e domingo, respectivamente). No primeiro dia, serão realizadas as provas objetivas de matemática e de inglês (20 questões cada). Cada questão vale 2,5 pontos, totalizando 100 pontos. No segundo, os candidatos farão as avaliações objetivas de português (20 questões), estudos sociais (12 questões) e ciências (18 questões). Cada questão vale dois pontos, em um total de 100. A redação também acontecerá no segundo dia e valerá 100 pontos (estrutura e conteúdo – 80 pontos e expressão – 20 pontos).

A Marinha disponibilizou 129 vagas (ampla concorrência – sexo masculino: 94 e sexo feminino: 10; vagas reservadas para candidatos negros – sexo masculino: 23 e sexo feminino: 2). As inscrições serão até o dia 24 de abril (domingo) e deverão ser feitas pelo link: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Condições para a inscrição: o candidato precisa ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade, no dia 30 de junho de 2023, e ter concluído ou estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental.

Aluna do 9º ano militar do Elite Rede de Ensino, Bruna Silva, comenta sobre o sonho de vestir a farda branca e enaltece a conquista das mulheres. “Muita conversa com os meus pais, padrinhos e minha família me alertaram para as possibilidades que eu poderia ter. Mais uma grande vitória para as mulheres que buscam equidade num mundo tão preconceituoso. São apenas 12 vagas, vai ser difícil, mas estou me esforçando. Muito tempo de estudo investido nesses dois anos de pandemia. Não me vejo fazendo outro concurso, vou tentar até entrar. Tenho certeza que será emocionante para todas as mulheres, pela primeira vez uma turma feminina na marinha. Vivemos em uma sociedade desigual, indicando que muitos não têm acesso aos recursos econômicos, políticos, sociais e jurídicos. Ter uma turma para mulheres significa um avanço histórico”.

O exame aborda tópicos do Ensino Fundamental. Destaca-se o de matemática que possui questões com elevado grau de dificuldade. Em geral, as questões mais difíceis abordam teoria dos números ou geometria plana. A ementa de história contempla apenas a história do Brasil, não sendo abordada a história geral. A redação precisa ter entre 20 e 30 linhas e serão corrigidas apenas as redações dos candidatos que obtiverem uma classificação menor ou igual a três vezes o número de vagas. Os temas costumam envolver atualidades e avaliam a capacidade de expressão textual do aluno.

“Para alcançar a aprovação no Colégio Naval, o candidato deve focar seus estudos em matemática. Nas outras disciplinas, é importante que o estudante equilibre o seu tempo entre teoria e exercícios, já que elas possuem o mesmo peso que a matemática na média final. Aconselha-se que o aluno faça pelo menos uma redação por semana”, diz a gerente do segmento militar do Elite, Camila Andrade.

Equilibrar o estudo entre as disciplinas é primordial no concurso da EPCAr

A avaliação escrita da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) será no dia três de julho (domingo). A aeronáutica oferece 130 vagas (110 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. Das quais 26 vagas são reservadas a negros, sexo masculino: 22 e sexo feminino: 4), com 16 questões de matemática, 16 de português, 16 de inglês e uma redação.

As inscrições serão entre 4 e 20 de abril. Condições para a inscrição: ter concluído o ensino fundamental e não possuir menos de 14 anos, nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.

 O exame aborda conteúdos do Ensino Fundamental. Os de matemática costumam ser bastante exigentes, com questões em que o candidato deve classificar quatro ou mais afirmativas em verdadeiro ou falso. Sendo assim, diversos tópicos podem ser abordados em uma única questão.

Nas provas de língua portuguesa e de língua inglesa constam questões de interpretação textual e de gramática, além de conhecimento de vocabulário. A redação deve ter no mínimo 100 palavras, no máximo 30 linhas e demonstrar a capacidade de expressão textual e senso crítico do candidato. Os temas da redação costumam abordar atualidades e problemas sociais.

Por fim, recomenda-se a resolução das provas anteriores, principalmente dos últimos cinco anos, com a marcação do tempo. Isso porque as provas de anos anteriores da EPCAr possuem muita semelhança entre si, e resolvê-las é uma excelente simulação do concurso.  Dessa forma, o candidato pode identificar em quais tópicos ainda têm dificuldades e desenvolver a rapidez de raciocínio.

O Elite preparou o “Projetão Militar” de 26/3 a 2/7 – para ajudar os candidatos do Colégio Naval e da EPCAr a conquistarem as aprovações. Alunos internos e externos podem participar.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.