Pré-Vestibular Social Cecierj:  dez mil vagas para curso gratuito

Estão abertas as inscrições para as 10.410 vagas do curso Extensivo 2020 do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Cecierj, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Os candidatos têm até o dia 9 de fevereiro de 2020 para fazer a solicitação através do formulário disponível no site da Cecierj. Tanto a inscrição quanto as aulas são gratuitas e a seleção será feita através da análise socioeconômica.

O PVS é ofertado em duas modalidades – o extensivo, com aulas de março a novembro; e o intensivo, de junho/julho a novembro. Cerca de 200 mil alunos já cursaram as aulas do Pré-Vestibular Social, que foi criado em 2003 pelo Governo do Estado.

 “Sabemos que o acesso ao nível superior exige conhecimento e organização de estudos que muitos não conseguem ter por conta própria, nem pagar por isso. Por isso, pensamos no Pré-vestibular Social como um curso preparatório mais inclusivo, que, de maneira prática e objetiva, permite tanto aos que estão saindo do Ensino Médio quanto aos que estão afastados da educação formal há tempos o preparo necessário para concorrer a uma vaga na Universidade. Como sistematiza o conhecimento e trabalha com metodologia específica, conteúdos chaves para as provas, o nosso PVS também é utilizado por aqueles que desejam aprovação em concurso público”, afirmou o presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues.

 As vagas estão disponíveis em mais de 50 polos de ensino em todo o estado do Rio de Janeiro. Podem se inscrever candidatos que, em 2020, estiverem matriculados no último ano do Ensino Médio, ou tenham concluído o Ensino Médio Regular ou equivalente.  Conforme as instruções disponíveis no edital publicado na edição de hoje do Diário Oficial, os interessados deverão anexar cópias digitalizadas dos documentos necessários. A entrega da documentação só poderá ser realizada por meio digital. Após o envio, os candidatos não poderão fazer nenhuma alteração nem a inclusão de documentos. A lista final de convocados por polo será publicada em 10 de março de 2020.

 Sobre o curso Extensivo 2020

 O curso Extensivo 2020 do Pré-Vestibular Social (PVS) será ministrado de 14 de março a 28 de novembro de 2020, com aulas presenciais de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. Já as aulas de Inglês e Espanhol serão realizadas na modalidade de ensino a distância (EaD).

 As vagas que não forem preenchidas no processo seletivo do curso Extensivo 2020 ou redisponibilizadas por baixa frequência dos alunos matriculados serão oferecidas para o curso Intensivo 2020 do PVS, cujas inscrições serão abertas no período de 20 de abril a 1º de maio de 2020.

 Oportunidade para ingressar no Ensino Superior

 Prestes a finalizar o segundo período de Engenharia Civil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Silvana Gonçalves da Costa foi ex-aluna do PVS. A moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, fez o curso preparatório nos anos de 2015, 2017 e 2018 e, este ano, ingressou no Ensino Superior.

 “Eu não tinha condições de pagar um curso pré-vestibular. Em 2015, quando ainda estava no Ensino Médio, fiz pela primeira fez o PVS. Achei muito bom e, principalmente, pelo material que era oferecido para seguir com os estudos em casa. Entrar na universidade era um sonho tão distante para mim que hoje nem acredito que sou uma estudante da UERJ. Da minha família, sou a primeira a entrar em uma faculdade pública”,  falou Silvana, de 23 anos.

Serviço:

Inscrições para o Extensivo 2020 do PVS da Fundação Cecierj

De 11 de dezembro de 2019 a 20 de fevereiro de 2020

Telefone: 0800- 2820636, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.