Queimados debate o preconceito e os  desafios da inclusão em sala de aula

Conscientizar a sociedade  e reforçar ações na luta contra a discriminação de pessoas com deficiência: é com esse objetivo que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (19), no Teatro Municipal Metodista, a cerimônia de abertura da III Semana da Inclusão. Neste ano, a temática é “Ações anticapacitistas para uma escola inesquecível: Qual é a minha contribuição?” Ao longo da semana, serão realizadas diversas ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento contou com a presença do prefeito Glauco Kaizer, da primeira-dama, Cristiane Kaizer; da subsecretária adjunta de Assuntos Pedagógicos, Mytse Andréa; e do coordenador de Educação Especial, Leonardo Pereira.

Cerca de 150 profissionais da educação, entre diretores, implementadores, orientadores pedagógicos e educacionais, professores do 4º ano, dos anos finais e das salas de recursos, participaram da cerimônia que contou com a palestra da professora doutora em Educação, Márcia Denise Pletsch. A especialista abordou sobre os diversos aspectos da inclusão e os desafios dos profissionais dentro de sala de aula, além de abordar a importância da comunicação alternativa, a interseccionalidade, entre outros apontamentos. 

Durante o evento também foi realizada a entrega do certificado aos 30 profissionais de educação e munícipes que participaram do Curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica, ofertado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Esse curso é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria de Projetos e Gestão de Convênios (SEPEC), junto ao Governo do Estado.   

O trabalho inclusivo consiste em oportunizar possibilidades à pessoa com deficiência em um espaço que garanta acesso a todos e desenvolva sua plena aprendizagem. É neste sentido que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve ações e práticas contínuas nas escolas, ao longo de todo ano letivo, buscando uma rede de ensino mais inclusiva. O secretário municipal de Educação, André Monsores, falou sobre as ações que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando para os alunos com deficiência.

“A cada dia precisamos unir nossos esforços para diminuir e até mesmo por fim a discriminação e o preconceito contra todos que possuem algum tipo de deficiência. Importante destacarmos que as reformas e revitalizações que estamos realizando em nossas escolas também tem o intuito de tornar a unidade um espaço acessível para todos, pois entendemos as diferenças. E, além disso, estamos descentralizando o atendimento educacional especializado para dentro das escolas e também promovendo esse cuidado em nossa van itinerante”, destaca o educador.

INCLUIR É UMA MISSÃO DE TODOS

Fomentar discussões e diálogos construtivos sobre as questões de acessibilidade e inclusão na sociedade são essenciais para conscientizar essas ações. As atividades da III Semana da Inclusão tiveram início na última segunda-feira (18) com um encontro formativo sobre a utilização de recursos pedagógicos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, as atividades continuam com os Jogos Inclusivos com a participação do atleta paralímpico Lucas Araújo, que vai utilizar a bocha – são jogos de bola vinculado com o boliche – durante o evento.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.