Queimados e Hemorio promovem campanha de doação de sangue

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas e o município de Queimados será palco desse gesto na sexta-feira (06/10), a partir das 10h. Uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Estácio de Sá e o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) promoverá a campanha de doação de sangue. A atividade ocorrerá até às 15h na sede da universidade na sala 208, localizada no 2° andar do Centro Comercial de Queimados (CCQ), no Centro.

Sob o lema “Doe sangue, doe vida”, o objetivo da campanha é aumentar o estoque de sangue da instituição. “A quantidade de sangue não afeta a vida de quem doa e, por isso, convidamos toda população para participar desse momento único de solidariedade. Aliás, um pequeno gesto pode salvar pessoas. “, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Doutora Marcelle Nayda.

Os interessados em doar precisam ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 e 17 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas e portar documento de identidade oficial com foto. A doação só não é permitida para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com febre, gripe ou resfriado, quem fez tatuagem há menos de um ano e pessoas com doenças hereditárias.

Depois da coleta, o material é encaminhado para a sede do HEMORIO, onde é feita a análise de possíveis patologias como sífilis, HIV e doença de Chagas.

FOTO Thiago Loureiro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.