Câmara de Nova Iguaçu comemora Bicentenário da Independência do Brasil

Em forma de sessão solene, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu, abriu seu plenário na terça-feira (06/09), para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, que acontece nesta quarta-feira, dia 7 de setembro. O professor José Luiz Teixeira, presidente do Instituto Histórico e geográfico de Nova Iguaçu; o ex-vereador e ex-deputado federal, Jorge Gama; e o doutorando em História pela UFRRJ, Allofs Daniel Batista, falaram sobre a importância da nossa região nos movimentos que levaram à Independência do país, sobre a importância da Independência e da democracia e sobre o papel da CMNI em celebrar esta data, visto que as câmaras municipais foram os primeiros órgãos públicos a defenderem a Independência.

Idealizador da cerimônia, em parceria com todos os vereadores, o presidente Dudu Reina lembrou que uma das principais rotas de escoamento do café e de outros ítens importantes do comércio entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, nos séculos XVIII e XIX, cortando a Estrada Real do Comércio, partindo de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú, atual município de Nova Iguaçu.

Daqui a 11 anos a própria CMNI completa seu bicentenário. “Já podemos começar a preparar a cerimônia”, brincou Dudu. Além dos vereadores Claudio Haja Luz e Alexandre da Padaria, várias autoridades e jornalistas estiveram presentes à Sessão Solene, entre eles o  secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Lopes. Valmira Dantas, diretora do Cederj/Nova Iguaçu (Consórcio de Universidades Públicas), Cátia Cilene, do movimento LGBTQIA+, e o engenheiro Rodrigo de Castro, representando a Secretaria de Defesa Civil. Os jornalistas Claudia Maria, Almeida dos Santos, Ornisson Fernandes e Vinicíus Menezes, do Correio da Lavoura, prestigiaram o evento também. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.