Mesquita é a segunda cidade da Baixada que mais gerou empregos em julho

Mesquita se destacou como o segundo município da Baixada Fluminense que mais empregou em julho deste ano. A informação é disponibilizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, órgão do Ministério de Trabalho e Emprego. O saldo foi positivo em 176 vagas de trabalho preenchidas. É que o CAGED compara o número de demissões com o número de contratações formalizadas que foram realizadas na cidade naquele período. Mesquita ficou atrás apenas de Nova Iguaçu.

 “Nos últimos anos, Mesquita vem avançando continuamente na questão da empregabilidade. Esses dados se referem apenas às vagas formais, que chamamos de CLT. Mas temos ainda uma evolução enorme nas ações voltadas para o empreendedorismo, com aposta em uma Sala do Empreendedor qualificada para facilitar a vida dos empreendedores locais. A maior parte dos serviços voltados para eles é realizada de maneira remota, via internet”, valoriza Fabio Baiense, secretário municipal de Governança de Mesquita. Para acessar o site da Sala do Empreendedor de Mesquita, basta entrar em https://saladoempreendedor.mesquita.rj.gov.br/.

De fato, Mesquita vem se desenvolvendo cada vez mais na questão do trabalho e da geração de renda. De 2017 a 2021, o município alcançou quase 5 mil contratações em empresas locais. Muitas delas foram conquistadas com a implementação do Balcão de Empregos de Mesquita, uma iniciativa que junta o governo municipal e empresas locais ou que estão em vias de se instalar na região, com vagas direcionadas especificamente a moradores da cidade. Nesses casos, a Prefeitura de Mesquita chega até a participar de alguns processos de seleção.

“O Balcão é, na verdade, um software que alimentamos com currículos da população mesquitense. Entramos em contato com empresas locais ou que estão chegando e, dependendo das qualificações exigidas para alguns cargos, conseguimos filtrar os candidatos que estão na nossa base de dados que preenchem aqueles pré-requisitos. Assim, já separamos que, de fato, está pronto para concorrer àquelas oportunidades”, explica Baiense.

Para se inscrever no Balcão de Empregos de Mesquita, os interessados devem entregar o currículo na sede da Subsecretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, localizada no segundo andar da Prefeitura de Mesquita. O endereço é Rua Arthur Oliveira Vecchi 120, no Centro. Também é possível se inscrever pela internet, enviando o currículo pelo e-mail balcaodeempregos@mesquita.rj.gov.br. Vale reforçar, porém, que a iniciativa é direcionada aos moradores de Mesquita.

Ano promissor

Em julho, foram 521 profissionais contratados no município de Mesquita, contra 234 demitidos – daí as 176 vagas de emprego registradas como saldo positivo. Pela amostragem do CAGED, a pontuação de Mesquita em julho foi estimulada pelos setores de do comércio e de serviços.  O maior número de vagas foi preenchido pessoas na faixa etária entre 18 e 49 anos. Quanto ao nível escolar, os que têm Ensino Médio completo conquistaram o maior percentual de empregos.

FOTO Marcio Maio/PMM

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.