MP investiga ação de grupo que  dissemina fake news em Japeri

Após receber uma série de denúncias, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro abriu uma investigação para apurar a atuação de uma suposta organização criminosa em Japeri que seria responsável pela disseminação de fake news contra a prefeita Fernanda Ontiveros (PDT) e integrantes de seu governo. Os agentes apuram se os disparos em redes sociais, boletins apócrifos e blogs fazem parte de uma atitude orquestrada.

Sob o número 202100810747, o inquérito, sigiloso, visa a investigar se há crimes de calúnia, injúria e difamação contra a prefeita e alguns de seus secretários. A governante disse que tem sido alvo de ataques sistemáticos em plataformas digitais e em informativos que circulam na cidade de Japeri. Para Fernanda Ontiveros, as agressões têm uma só finalidade: desestabilizar a sua administração:

“Eu não tenho dúvidas de que isso tudo parte de pessoas que de uma forma ou de outra estão tendo seus interesses, muitas vezes escusos, afetados pela minha maneira de governar. Mas estou confiante de que os culpados por essa campanha difamatória, que atinge a minha honra, inclusive, serão localizados”.

A investigação no MP do Rio está a cargo do Grupo de Atribuição Originária Criminal (Gaocrim). Caberá a ele definir, após investigação, se haverá configuração de prática criminosa coletiva ou individual.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.