Mudança no trânsito da Avenida Getúlio de Moura

A partir do próximo sábado, dia 12 de novembro, o trânsito da Avenida Getúlio de Moura sofrerá mudanças. O cruzamento entre a via e a descida do viaduto Cantor e Compositor Dicró será fechado permanentemente. Os motoristas que descerem o viaduto no sentido Nova Iguaçu, então, terão um pequeno trecho de mão dupla para, dali, acessar uma bifurcação que os direcionarão para o outro lado da pista. Da mesma forma, quem vier de Nova Iguaçu e quiser se dirigir até o Cosmorama, deverá virar à esquerda na Rua Tenente Aldir Soares Adriano. A alteração será sinalizada com placas e equipes estarão no local para garantir a segurança no trânsito, oferecer informações e tirar dúvidas.

“Isso é fruto de trabalhos e planejamentos que duram já quase dois anos. Tudo foi pensado, sob vários pontos de vista, para melhorar o fluxo do trânsito naquela região e em concordância com a própria população. Conseguiremos obter sucesso nesse quesito por meio do movimento de dispersar a retenção dos veículos”, explica o secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Junior. Ele ainda adianta que, para o próximo ano, pretende alcançar outras principais vias da cidade, como a Avenida São Paulo, por exemplo.

A mudança faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, que vem sendo colocado em prática desde o ano passado. A ideia é implementar medidas que melhorem o deslocamento de pessoas e cargas em Mesquita. O projeto ainda visa o desenvolvimento econômico junto com a sustentabilidade e a acessibilidade viária.

A modificação da fluidez de veículos na Avenida Getúlio de Moura também contribuirá para evitar acidentes de trânsito. Quem detalha mais sobre o assunto é Carlos Eduardo Lopes da Silva, coordenador de planejamento da Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito. “Nas análises que costumamos realizar, principalmente dos laudos do Corpo de Bombeiros, pontuamos os locais na cidade com alto índice de acidentes de trânsito. E essa avenida está no topo da lista desses locais em Mesquita. O fechamento do cruzamento, sem dúvidas, vai ajudar bastante na resolução desse problema”, afirma.

Outra proposta do plano é unir Mesquita a Nilópolis e Nova Iguaçu por meio de uma ciclovia. A passagem será justamente pelo trecho onde está localizado o cruzamento, representando a união da Avenida Baronesa de Mesquita e da Avenida Getúlio de Moura. Para isso, novas intervenções serão realizadas. Até o momento, porém, não há nenhuma data prevista.

Ajustes finais

Para alinhar o trabalho e resolver as últimas questões, as equipes envolvidas nas reformas do trânsito se reuniram na tarde da última segunda-feira, dia 7 de novembro. O local foi a nova sede da Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Mesquita, que fica no Centro. Tiveram participação profissionais do administrativo, da arquitetura, da Guarda Civil Municipal, Trânsito, entre outros setores.

Outras mudanças

Vale lembrar que, recentemente, foi proibido o estacionamento de veículos na Avenida Getúlio de Moura, no trecho entre a Rua Capitão Teles e a Avenida Governador Celso Peçanha, no Centro de Mesquita. Houve ainda uma mudança na Rua Tenente Aldir Soares Adriano, que passou a ter sentido único no trecho entre a Avenida Getúlio de Moura e a Rua Hercília.

FOTO Renato Drones

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.