Prefeitura monta cooperação com municípios da  Baixada para levar tecnologia, educação e cultura

A Prefeitura do Rio, por meio da MultiRio, firmou cooperação com prefeituras da Baixada Fluminense, na última quinta-feira (9) para proporcionar maior acesso à tecnologia e a mídias educacionais e culturais à população da região. Acordo com Duque de Caxias permitirá incrementar ações de prevenção à Covid-19 nas escolas e formação continuada de professores. Com Paracambi, a parceria permitirá a realização virtual de feira literária da cidade.

As iniciativas fazem parte do programa MultiRio Para Todos, que promove a educação e a cultura, ampliando a atuação da empresa pública municipal. A adesão dos primeiros municípios da Baixada foi saudada pelo presidente, Claudio Elias da Silva.

“É uma ação conjunta para ampliar, construir e apoiar a educação e cidadania. Tenho absoluta certeza que resultará em grandes frutos para toda a comunidade escolar. O projeto MultiRio para Todos vem com o objetivo de compartilhar nossa história, experiência e produções com todos os que quiserem abraçar”, afirma o presidente.

Com Duque de Caxias, a parceria já permitirá intensificar a campanha de combate ao novo coronavírus, principalmente nas escolas. Será uma ajuda fundamental para a preparação para a volta às aulas. Uma campanha já criada pela MultiRio vai ser adaptada para a produção de pílulas de vídeo e cartazes, dando orientações sobre os cuidados e protocolos a serem seguidos.

O município também procura investir na educação sócio-emocional para alunos. Serão produzidos vídeos abordando temas como isolamento, luto e perdas, no âmbito do projeto “Longe dos Olhos e Perto do Coração”. A MultiRio também vai ajudar Caxias no processo de inovação curricular, com ênfase no emprego da tecnologia no ensino.

“Poderemos levar aos nossos alunos, professores, unidades escolares toda a tecnologia da MultiRio, que tem um trabalho de excelência. Esse trabalho, com a cara do nosso município, vai fazer a diferença para que possamos superar esse momento de pandemia”, ressalta a secretária de Educação de Duque de Caxias, Cláudia Viana.

Paracambi também está firmando parceria com a MultiRio e, em conjunto com a empresa, vai adaptar o “Jogo da Memória”, já concebido para a capital, com referências culturais do município da Baixada. O lançamento vai marcar o aniversário de 60 anos de emancipação da cidade, comemorado no dia 8 de agosto. Outros produtos educacionais podem surgir dessa cooperação, mas de imediato o acordo já permitirá a realização por videoconferência da quarta edição da Feira Literária, prevista entre os dias 19 e 21 de agosto. A empresa municipal dará apoio tecnológico para a realização do evento.

“Conteúdo e tecnologia em prol da educação é um lema que nos ajuda muito nesse momento, onde temos diversas dificuldades. Temos que chegar à residência dos nossos alunos, motivar nossos professores e gerar esperança para a sociedade e a MultiRio traz essa segurança. Será um presente para Paracambi”, afirma o secretário de Educação e Esporte de Paracambi, Mariano Almeida.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.